Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO

Tamanho da fonte: 
AS INTER-RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS NA ESCOLA DO CAMPO
Carolina Nascimento de Jesus

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


O ensino de Ciências e de Educação Física no ensino fundamental se revelam como importantes componentes curriculares para propostas de uma didática contextualizada e inter-relacionadas entre si, para que possam atender às necessidades atribuídas ao processo educativo.
Optou-se pelas áreas de Ensino de Ciências e de Educação Física pela possibilidade de conexões, sem que estas disciplinas se distanciem da proposta do currículo da escola do campo, que os sujeitos se sintam amparados na realização da pesquisa e contribuam reflexivamente com vistas a contemplar os requisitos do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática.Quanto a utilização de conhecimentos oriundos das Ciências sociais e de ciências naturais, ocorreram grandes avanços ao se contextualizarem com os conteúdos de Educação Física em currículos na atualidade porém, não avançaram para uma articulação entre as ciências, devido ao atraso quanto à fragmentação dos conhecimentos das ciências sociais e a de Ciências Naturais. Na Educação Física, esta junção foi amenizada quando se discutiu a possibilidade da Educação Física tornar-se uma ciência. Objetivo geral: Investigar a percepção dos professores das escolas do campo sobre a inter-relação do ensino de Ciências e Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: Identificar se há evidências da inter-relacão entre o ensino de Ciências e Educação Física na escola do campo e como ocorrem esta inter-relação; Levantar possíveis estratégias didáticas que possibilitem a inter-relacão entre o ensino de Ciências e Educação Física na escola do campo e Desenvolver um produto educacional com vistas a inter-relacionar o ensino de ensino de Ciências e Educação Física. Dentre os universos dos procedimentos e instrumentos da pesquisa de abordagem qualitativa, utilizar-se-á, a entrevista narrativa com dois professores que atuam ministrando disciplinas de Ciências e Educação Física. Com este produto espera-se contribuir para a prática docente dos professores destas duas áreas. Considerando a riqueza do espaço em que se insere a escola do campo, considera-se elementar trabalhar-se os conteúdos do ensino de Ciência inter-relacionados com a Educação Física no ensino fundamental.

Texto completo: PDF