Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO

Tamanho da fonte: 
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS SENADOR CANEDO
Fernando Henrique Silva Carneiro

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


INTRODUÇÃO
No Instituto Federal de Goiás (IFG) de Senador Canedo há os cursos técnicos integrados e integrais ao Ensino Médio em Mecânica e Automação Industrial que contam com a disciplina Educação Física II – esta se situa no segundo ano. A disciplina tem 4 aulas semanais de 45 minutos, como as aulas são agregadas materializam em duas aulas de 1 hora e 30 minutos cada.
Ao longo terceiro bimestre de 2018 – agosto à outubro – foi desenvolvido na disciplina Educação Física II o conteúdo Práticas Corporais de Aventura (PCAs). Este relato de experiência tem por objetivo apresentar como foi desenvolvido o conteúdo PCAs nas aulas de Educação Física II no IFG campus Senador Canedo. O relato tem por base os planos de ensino da disciplina Educação Física II.

A DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA II NO IFG SENADOR CANEDO
As aulas foram desenvolvidas a partir da abordagem crítico superadora. O conteúdo PCAs buscou se materializar a partir dos seguintes objetivos: a) problematizar e discutir sobre a história, conceito e características das PCAs; b) compreender e vivenciar diferentes PCAs, problematizando as hegemônicas; e c) discutir a relação entre as PCAs e o meio ambiente (IFG SENADOR CANEDO, 2018). Ao longo do bimestre foram 40 aulas, isto é, 20 aulas de 1 hora e 30 minutos cada.
Na primeira aula foi apresentado o conteúdo do bimestre, bem como seria o processo avaliativo. Na aula seguinte foi realizada uma aula expositiva-dialogada com uso de projetor de slides sobre o que são as PCAs e quais suas diferentes manifestações. Na outra aula os alunos foram divididos em seis grupos para apresentarem seminários, além disso houve a vivência de diferentes possibilidades de deslocamento da vertical para a horizontal.
Na aula seguinte houve o seminário sobre Slackline, ocorrendo na segunda parte da aula sua vivência em que foi explicado pelo professor todas as partes dos equipamentos, como montá-lo e orientações técnicas para se deslocar, a aula seguinte também focou na vivência do Slackline.
Na aula posterior foi a vez do Parkour, houve o seminário e depois a vivência de elementos básicos, nas duas aulas seguintes foram vivenciados elementos mais complexos. Na outra aula os alunos apresentaram seminário sobre Skate, na segunda metade desta aula e na posterior foi solicitado que todos os alunos que tivessem skate, bicicleta ou patins os levassem, tendo sido realizadas vivências neles.
Na seguinte aula foi realizado seminário sobre Trekking, após a apresentação foi realizada orientação sobre o Trekking que seria realizado em Senador Canedo. Na outra aula foi realizada aula expositiva-dialogada com uso de projetor de slides sobre a relação entre meio ambiente e as PCAs. Só, então, na outra aula foi feita a referida visita técnica durante a aula.
Posteriormente foi realizado o seminário sobre Arvorismo, enquanto vivência na segunda parte da aula foram vivenciados diferentes nós, tendo os alunos levado cordas. Na outra aula foi dada continuidade à discussão sobre meio ambiente e as PCAs, tendo finalizado esta discussão.
Na aula seguinte houve o seminário sobre Corrida de orientação, tendo sido realizado na segunda parte da aula orientações para atividade da próxima aula. Na outra aula os alunos vivenciaram Corrida de orientação em meio urbano, a turma foi dividida em 5 grupos, cada grupo recebeu um mapa com 5 pontos diferentes na cidade, eles deveriam ir até estes locais, tirar fotos e retornar para a instituição.
Na outra aula foi realizada uma visita técnica na Fazenda Santa Branca Ecoturismo. A atividade que durou o dia todo os alunos vivenciaram as PCAs: Trekking, Caiaque, Stand Up e salto e banho no lago.
Na aula seguinte foi realizada avaliação da visita técnica, além disso os alunos apresentaram vídeos que foram produzidos por eles sobre as atividades desenvolvidas no bimestre. Na última aula do bimestre os alunos se auto avaliaram, avaliaram as aulas e foi realizada avaliação da participação dos alunos nas aulas pelo professor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para a grande maioria dos alunos foi a primeira vez que tiveram contato com o conteúdo PCAs. Os alunso tiveram contato com diferentes manifestações das PCAs, tendo se aprofundado em uma delas. O IFG oferece as condições materiais para que sejam realizadas atividades fora da instituição, possibilitando um outro olhar sobre o conteúdo ministrado.

Texto completo: PDF