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JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DA REPRODUÇÃO Á CRIAÇÃO
GISLENE FERREIRA DA SILVA

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DA REPRODUÇÃO Á CRIAÇÃO


Gislene Ferreira da Silva. (SEDUC/MT).E-mail: gislenebarra@gmail.com
Profª. Drª. Minéia Carvalho Rodrigues (UFMT). E-mail: mineiacr@yahoo.com.br


RESUMO

Numa perspectiva histórica perpassando os dias atuais, a sociedade tem passado por diversas transformações politicas, econômicas, educacionais e tecnológicas que influenciam nas relações culturais e sociais das pessoas. Essas características refletem o avanço das informações e da acessibilidade aos meios de comunicação. Em busca do atendimento a essas demandas, os setores responsáveis pelas políticas educacionais do estado de Mato Grosso elaborou os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental (PCMT), com embasamento na Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC) no ano de 2018. Esse documento pontua a importância das tecnologias no desenvolvimento educacional, ressaltado em todas as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. Com base nessas características, na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias encontra se a disciplina de Educação Física, que além das tecnologias enfatiza também os Jogos Eletrônicos como parte do currículo escolar para ser desenvolvido no âmbito educacional. Dessa maneira, trabalhar com tecnologias representa um desafio e para o professor de Educação Física, trabalhar com Jogos eletrônicos implica em uma complexidade diante dos conteúdos da cultura corporal. Essas medidas causam desconforto na nossa atuação didática, perante as diferenças relacionadas aos esportes, as lutas, as danças, as ginasticas, esporte de aventura e atualmente os jogos com ênfase nos jogos eletrônicos, que são expressas nos documentos oficiais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, esses pressupostos de ações educativas recomendadas pelo currículo, surgiram o interesse de investigar os jogos eletrônicos praticados no Ensino Fundamental, tendo a necessidade de desenvolver um projeto de pesquisa-ação, buscando possibilitar metodologias com novas formas de desenvolvimento dos jogos eletrônicos na Educação Física escolar, instituindo sequencias didáticas para esse proposito educacional. Para o desenvolvimento do trabalho, optamos por um enfoque qualitativo da pesquisa ação. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que participaram das ações de reestruturação e aplicação dos jogos eletrônicos no espaço escolar. Os materiais utilizados para o desenvolvimento das ações foram a maioria de cunho reciclável. Foi realizado o desenvolvimento da reestruturação dos jogos eletrônicos e sua execução na prática. Nosso referencial foi a partir dos campos teóricos da BNCC e PCMT, realizando a construção da proposta didática, dando suporte para uma maior abertura para prática docente. Utilizou se para isso o trabalho interativo com os participantes, promovendo mudanças atitudinais necessárias para formação dos sujeitos, com as ações críticas sobre a pratica dos Jogos eletrônicos em que o aluno passa a ser o sujeito ativo, recriando seu objeto de interação, sendo protagonista nas suas atuações. A análise desse documento evidenciou os jogos eletrônicos como reproduções realizadas pelos sujeitos, devendo ser trabalhada de forma crítica conforme BNCC. Por outro lado, nossas intenções proporcionam proposições didáticas dialogando com a base teórica que vão além da reprodução para criação desses jogos, executando nas aulas de Educação Física, com ênfase na cultura corporal. Trata-se de uma nova forma de desenvolver os Jogos eletrônicos, que apresenta-se como uma fecunda proposta de atuação e formação dos sujeitos, comprometida com as relações interativas e criativas com a cultura. As observações no desenvolvimento das aulas demonstrou que os alunos apesar dos interesses pela pratica passiva dos jogos eletrônicos, expressaram em diversos aspectos proposições da restruturação dos jogos que se distanciam do documento da BNCC e PCMT, em muitos outros dialogam e se aproximam de suas concepções. A análise vislumbra o início de um novo percurso que esta aberto para a experimentação de novas metodologias, que beneficiará o novo currículo da Educação Física escolar.

Palavras chaves: Jogos eletrônicos, Metodologia e pesquisa ação.

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