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EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E YOUTUBE
Yuri Rabelo Freitas da Silva, Angela Rodrigues Luiz

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se de um recorte da pesquisa de conclusão de curso em Educação Física (Bacharelado) intitulada: A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE NO YOUTUBE. Manter o corpo fisicamente ativo tem sido uma recomendação divulgada na sociedade contemporânea, seja por instituições do segmento da saúde ou por divulgações diversas na mídia. E, graças a essas possibilidades de experiências no campo da Educação Física, tem se tornado recorrente a divulgação de vídeos no YouTube com sugestões e conteúdos vinculados à Educação Física e Saúde.

JUSTIFICATIVA
Entre os conteúdos disponíveis no YouTube é possível identificar relatos e sugestões de pessoas que modificaram sua rotina e sua silhueta corporal, postando conteúdo dentro de uma categoria denominada fitness. Diante do alcance de comunicação e mídia estimado pelo YouTube, instigou-nos conhecer o perfil dos Youtubers e sua relação com o campo de saberes e práticas da Educação Física. Tendo em vista que esta é uma área de formação que exige formação universitária e, para alguns campos de atuação, o registro no conselho federal específico.

OBJETIVOS
Este estudo teve por objetivo identificar o perfil dos YouTubers que produzem conteúdo sobre Educação Física e Saúde no YouTube, especialmente para identificar se tinham formação na área de Educação Física ou se estavam acompanhados por um profissional, para repassar dicas e rotinas de treinos e exercício físico.

BASE TEÓRICA
Compuseram a base teórica deste trabalho as obras que apontam o YouTubers como um meio de comunicação e o YouTubers como formadores de opiniões (BURGESS e GREE, 2009; MOTTA et al, 2014), estudos que relacionam a Educação Física e o campo da saúde (CARVALHO, 2006; BATISTELLA, 2007).
A base teórica possibilitou identificar os conteúdos e sua tendência de disseminação de informações no ciberespaço, que poderiam desvirtuar o compromisso que a Educação Física vem assumindo no mundo do trabalho, no processo de orientação e educação do movimento humano.

METODOLOGIA
Esta pesquisa caracteriza-se como do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, realizada a partir da observação direta de conteúdo do YouTube que abordam temas de Educação Física e Saúde. A filtragem inicial resultou em 1.160 vídeos que, após os critérios de inclusão e exclusão, resultaram em 57 vídeos analisados.

RESULTADOS
Os resultados apontam que homens estão produzindo mais conteúdo que as mulheres, que os conteúdos mais produzidos versam sobre treinos “seca barriga”. Predominam exercícios para os membros superiores entre os homens e membros inferiores entre as mulheres. Os vídeos têm em média 07:49 min de duração. Dentre os vídeos analisados, 48 são produzidos ou orientados por um Professor/Profissional de Educação Física, que recomendam número de séries, repetições, cuidados com a postura e respiração. Há um significativo número de visualizações para vídeos produzidos por YouTubers que não são famosos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A possibilidade de livre acesso e fácil procura, facilita ainda mais ao internauta realizar buscas que auxiliem na satisfação de algum fator pessoal. Identificamos um aumento considerável na quantidade de vídeos que são postados nas redes sociais referente a conteúdos de atividade física, exercício, principalmente no YouTube. Os YouTubers, vinculados ao conteúdo fitness, postam vídeos com dicas de saúde, prática de atividades físicas, rotinas de treinos, dietas.

REFERÊNCIAS
BURGESS, J; GREE, J. Youtube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

BATISTELLA C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In: FONSECA, A. F.; CORBO, A. M. D'A. (orgs.). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007a. p. 51-86.

CARVALHO, Y. M. Promoção da saúde, práticas corporais e atenção básica. Revista Brasileira de Saúde da família. (Brasília), v.8, 2006, p; 33-45.

MOTTA, B.S M, et al. A influência de YouTubers no processo de decisão dos espectadores: uma análise no segmento de beleza, games e ideologia. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, v.17, n.3. Brasília: 2014.

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