Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO

Tamanho da fonte: 
AS CONDIÇÕES OBJETIVAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE GOIÂNIA
Rodrigo Roncato Marques Anes, Paulo Roberto Veloso Ventura, Wilmont de Moura Martins, Júlio César Apolinário Maia, Luizmar Vieira da Silva Júnior

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


Este trabalho se insere como parte das investigações produzidas pelo "Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção profissional em Educação Física" (UEG/CNPq), e compõe um projeto guarda-chuva que aprofunda a análise sobre a intervenção profissional de professores de Educação Física no Estado de Goiás em diversos campos de atuação - escolares e não-escolares.
O objetivo é compreender a realidade das condições de trabalho postas nos diversos campos de intervenção profissional dos professores/profissionais de Educação Física. Compreende-se a necessidade de se produzir análises e reflexões relacionadas à formação destes profissionais que atuam nos espaços escolares e não escolares, as condições de trabalho vivenciadas, o processo de profissionalização ao qual são submetidos, e ainda, como estas ações repercutem na constituição de uma identidade profissional que demarca sua trajetória na graduação e na formação continuada.
Neste contexto o movimento é de buscar explicitar que profissionais de Educação Física são esses que atuam nos diversos campos de intervenção da área, que formação tiveram, como construíram a profissionalização e a identidade profissional. A pesquisa é compreensiva, e, na tipologia por delineamento, é bibliográfica e não experimental. A abordagem de pesquisa é quanti-qualitativa, e se sustenta no materialismo histórico dialético.

Texto completo: PDF