Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO

Tamanho da fonte: 
O LAZER NO TEMPO LIVRE DE JOGADORES DE UMA EQUIPE DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS
Lana Ferreira Lima, Leomar Cardoso Arruda, Naiara Pereira Caixeta de Campos, Rodrigo Soares da Costa, Victor Rodrigues Gianelli Lemos Silvano

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


INTRODUÇÃO
O lazer é um fenômeno que apresenta funções essenciais para a vida do ser humano, quais sejam: descanso, divertimento e desenvolvimento da personalidade (DUMAZEDIER, 2004). Pode-se dizer que o lazer é um fenômeno que pressupõe a busca pelo prazer, representa uma importante dimensão da vida humana e torna-se essencial para a saúde psicológica das pessoas e em especial para aquelas que apresentam algum tipo de deficiência, visto que a falta de acesso a direitos básicos, como o lazer, pode gerar problemas na autoestima, autoimagem e até mesmo de comportamento nesse grupo de pessoas que historicamente vivenciam um processo de marginalização na sociedade.
O presente estudo objetivou conhecer como o lazer se faz presente, no tempo livre de oito pessoas com deficiência física participam do campeonato goiano de basquetebol em cadeira de rodas.

METODOLOGIA
Trata-se de um relato de experiência que envolveu oito pessoas com deficiência física (cinco homens e três mulheres), na faixa etária de dezoito a 45 anos que participam do Projeto de Extensão “Basquetebol em cadeira de rodas: inclusão, saúde e cidadania” desenvolvido pelo Laboratório de Atividades Físicas Adaptadas e Grupos Especiais (LAFAGE) do Curso de Educação Física da UFG/RC, e do campeonato goiano de basquetebol em cadeira de rodas. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário e posteriormente analisados qualitativamente.

RESULTADOS
Os dados evidenciaram que antes de ingressar na ação de extensão nenhum dos oito respondentes havia participado de outras atividades/projetos, alegando: falta de oportunidade; falta de opção e tempo; desconhecimento; não ter ninguém para ajudar; e, por entenderem existir diferença quando a pessoa com deficiência está no meio de outras pessoas.
Indagados se antes de ingressarem no projeto de extensão se viam como praticantes de algum esporte/atividade física como lazer, um respondente disse que não, alegando como motivo o trabalho; sete disseram que sim e justificaram suas respostas afirmando, por exemplo: que tinham vontade mas faltava oportunidade; que sabiam de seus limites mas também das suas potencialidades; gostar de atividade física e esportes; por promover a melhora do condicionamento físico; e, por proporcionar perda de peso, melhorar a resistência e a glicemia, bem como evitar doenças.
Dentre as atividades de lazer que costumavam vivenciar com maior freqüência, foram destacadas as seguintes: exercícios físicos e praticar esporte; ir a festas; assistir televisão; sair com amigos e viajar. Verificamos, ainda, que todos os participantes da pesquisa apresentavam interesses por outras práticas corporais, para além do basquetebol em cadeira de rodas, tais como: dança, judô, boxe, voleibol, natação, futebol, musculação, jogar ping pong.
Consultados sobre ações que consideravam como sendo importantes para melhorar a prática do lazer em suas vidas, os respondentes alegaram: ampliar as opções de lazer; adaptar os ambientes e reduzir custos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
De um modo geral, podemos ponderar que a pessoa com deficiência, assim como os demais cidadãos, deseja e tem o direito de viver, uma vida saudável que implica em viver em equilíbrio e harmonia com seu corpo, com sua imagem e com seu espaço no mundo, o que somente se concretiza quando oportunidades de aprendizado, de lazer, de trabalho, de convívio social são acessíveis a todos.

REFERÊNCIAS
DUMAZEDIER, J. Lazer e Cultura Popular. 3 ed. São Paulo,SP: PERSPECTIVA, 2004.p. 17-202.
HUNGER, D.; SQUARCINI, C.F.R.; PEREIRA, J.M. A pessoa portadora de deficiência e o lazer. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 85-100, maio 2004.
SILVA, J. P.V. Políticas públicas de esporte/lazer e in(ex)clusão de pessoas com deficiência. Campo Grande-MS: Ed. UFMS, 2015. p. 77-92.

PALAVRAS-CHAVE: Lazer;; Pessoa com Deficiência; Basquetebol em Cadeira de Rodas.

Texto completo: PDF