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GRUPO DE CONVIVÊNCIA: OS JOGOS LÚDICOS E RECREATIVOS COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Última alteração: 2019-09-21
Resumo
INTRODUÇÃO
O aumento da expectativa de vida e o conseqüente aumento no número de pessoas com mais de sessenta anos de idade são aspectos que marcam a sociedade do século XXI e torna necessária a criação de novos espaços de convivência e participação social para os idosos. Assim, nos últimos anos tem crescido o número de grupos de convivência (GC) de idosos por se configurarem como uma estratégia de cuidado que proporciona a interação, a inclusão social, o resgate da autonomia e do viver com dignidade e saúde.
Este trabalho visa relatar a experiência na utilização de jogos lúdicos e recreativos como estratégia de educação em saúde e integração social de idosos em um GC desenvolvido em uma ESF de Catalão-GO, por docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Educação Física da UFG/Regional Catalão.
MEDOLOGIA
São realizados encontros semanais, com duração de 1h30min, contando com a participação de dezoito idosos na faixa etária de sessenta a oitenta anos de idade. Durante os encontros do grupo são desenvolvidas atividades variadas dentre as quais destacam-se dinâmicas de grupo, jogos e brincadeiras lúdicas e alongamentos.
RESULTADOS
No tocante a participação dos idosos nos jogos e brincadeiras lúdicas, observa-se que os participantes percebem que as atividades promovem movimentos semelhantes ou próximos àqueles executados pelo corpo durante a execução de exercícios físicos regulares de modo que muitos passam a se sentir mais animados ao perceberem que ainda são capazes de jogar e obter êxito nos jogos, tal como antes quando eram jovens.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por meio de relatos e atitudes dos idosos, percebe-se que estes têm opiniões positivas acerca das atividades desenvolvidas, visto que vivenciá-las lhes proporciona bem estar físico, social e emocional por possibilitarem, por meio do exercício do corpo e da mente, emergir sentimentos de alegria e prazer nos participantes.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, T. P. et al. Projeto Conviver: Estímulo à Convivência entre Idosos do Catete, Ouro Preto, MG. Revista Brasileira de Educação Médica, Londrina-PR, n. 36 (1 Supl. 1), p. 81-85, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 jun.2018.
CEDENHO, A.C. O idoso como novo personagem da atual sociedade: o Estatuto do Idoso e as diretrizes para o envelhecimento no Brasil. Revista do Curso de Direito da Faculdade de Humanidades e Direito, São Paulo, v. 11, n. 11, p. 9-45, 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 jun.2018.
KALACHE, Alexandre. Envelhecimento populacional no Brasil: uma realidade nova.Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 3, n. 3, p. 217-220, set. 1987. Disponível em: . Acesso em: 08 jun.2018.
MATOS, N. M. de. O significado do lúdico para os idosos. 2006. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF. 2006. Disponível em: . Acesso em: 13 jun.2018.
WICHMANN, F. M. A. et al. Grupos de convivência como suporte ao idoso na melhoria da saúde. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, 821-832, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v16n4/1809-9823-rbgg-16-04-00821.pdf>. Acesso em: 09 jun.2018.
PALAVRAS-CHAVE: Envelhecimento Ativo; Grupo de Convivência; Lúdico; Brincadeiras.
O aumento da expectativa de vida e o conseqüente aumento no número de pessoas com mais de sessenta anos de idade são aspectos que marcam a sociedade do século XXI e torna necessária a criação de novos espaços de convivência e participação social para os idosos. Assim, nos últimos anos tem crescido o número de grupos de convivência (GC) de idosos por se configurarem como uma estratégia de cuidado que proporciona a interação, a inclusão social, o resgate da autonomia e do viver com dignidade e saúde.
Este trabalho visa relatar a experiência na utilização de jogos lúdicos e recreativos como estratégia de educação em saúde e integração social de idosos em um GC desenvolvido em uma ESF de Catalão-GO, por docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Educação Física da UFG/Regional Catalão.
MEDOLOGIA
São realizados encontros semanais, com duração de 1h30min, contando com a participação de dezoito idosos na faixa etária de sessenta a oitenta anos de idade. Durante os encontros do grupo são desenvolvidas atividades variadas dentre as quais destacam-se dinâmicas de grupo, jogos e brincadeiras lúdicas e alongamentos.
RESULTADOS
No tocante a participação dos idosos nos jogos e brincadeiras lúdicas, observa-se que os participantes percebem que as atividades promovem movimentos semelhantes ou próximos àqueles executados pelo corpo durante a execução de exercícios físicos regulares de modo que muitos passam a se sentir mais animados ao perceberem que ainda são capazes de jogar e obter êxito nos jogos, tal como antes quando eram jovens.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por meio de relatos e atitudes dos idosos, percebe-se que estes têm opiniões positivas acerca das atividades desenvolvidas, visto que vivenciá-las lhes proporciona bem estar físico, social e emocional por possibilitarem, por meio do exercício do corpo e da mente, emergir sentimentos de alegria e prazer nos participantes.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, T. P. et al. Projeto Conviver: Estímulo à Convivência entre Idosos do Catete, Ouro Preto, MG. Revista Brasileira de Educação Médica, Londrina-PR, n. 36 (1 Supl. 1), p. 81-85, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 jun.2018.
CEDENHO, A.C. O idoso como novo personagem da atual sociedade: o Estatuto do Idoso e as diretrizes para o envelhecimento no Brasil. Revista do Curso de Direito da Faculdade de Humanidades e Direito, São Paulo, v. 11, n. 11, p. 9-45, 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 jun.2018.
KALACHE, Alexandre. Envelhecimento populacional no Brasil: uma realidade nova.Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 3, n. 3, p. 217-220, set. 1987. Disponível em: . Acesso em: 08 jun.2018.
MATOS, N. M. de. O significado do lúdico para os idosos. 2006. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF. 2006. Disponível em: . Acesso em: 13 jun.2018.
WICHMANN, F. M. A. et al. Grupos de convivência como suporte ao idoso na melhoria da saúde. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, 821-832, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v16n4/1809-9823-rbgg-16-04-00821.pdf>. Acesso em: 09 jun.2018.
PALAVRAS-CHAVE: Envelhecimento Ativo; Grupo de Convivência; Lúdico; Brincadeiras.
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