Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO

Tamanho da fonte: 
GRUPO DE CONVIVÊNCIA: OS JOGOS LÚDICOS E RECREATIVOS COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Victor Rodrigues Gianelli Lemos Silvano, Lana Ferreira Lima, Calíope Pilger, Emilse Terezinha Naves, Arielly Luíza Nunes Silva, Myla Aparecida Costa Carneiro

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


INTRODUÇÃO
O aumento da expectativa de vida e o conseqüente aumento no número de pessoas com mais de sessenta anos de idade são aspectos que marcam a sociedade do século XXI e torna necessária a criação de novos espaços de convivência e participação social para os idosos. Assim, nos últimos anos tem crescido o número de grupos de convivência (GC) de idosos por se configurarem como uma estratégia de cuidado que proporciona a interação, a inclusão social, o resgate da autonomia e do viver com dignidade e saúde.
Este trabalho visa relatar a experiência na utilização de jogos lúdicos e recreativos como estratégia de educação em saúde e integração social de idosos em um GC desenvolvido em uma ESF de Catalão-GO, por docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Educação Física da UFG/Regional Catalão.

MEDOLOGIA
São realizados encontros semanais, com duração de 1h30min, contando com a participação de dezoito idosos na faixa etária de sessenta a oitenta anos de idade. Durante os encontros do grupo são desenvolvidas atividades variadas dentre as quais destacam-se dinâmicas de grupo, jogos e brincadeiras lúdicas e alongamentos.

RESULTADOS
No tocante a participação dos idosos nos jogos e brincadeiras lúdicas, observa-se que os participantes percebem que as atividades promovem movimentos semelhantes ou próximos àqueles executados pelo corpo durante a execução de exercícios físicos regulares de modo que muitos passam a se sentir mais animados ao perceberem que ainda são capazes de jogar e obter êxito nos jogos, tal como antes quando eram jovens.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por meio de relatos e atitudes dos idosos, percebe-se que estes têm opiniões positivas acerca das atividades desenvolvidas, visto que vivenciá-las lhes proporciona bem estar físico, social e emocional por possibilitarem, por meio do exercício do corpo e da mente, emergir sentimentos de alegria e prazer nos participantes.

REFERÊNCIAS
ANDRADE, T. P. et al. Projeto Conviver: Estímulo à Convivência entre Idosos do Catete, Ouro Preto, MG. Revista Brasileira de Educação Médica, Londrina-PR, n. 36 (1 Supl. 1), p. 81-85, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 jun.2018.

CEDENHO, A.C. O idoso como novo personagem da atual sociedade: o Estatuto do Idoso e as diretrizes para o envelhecimento no Brasil. Revista do Curso de Direito da Faculdade de Humanidades e Direito, São Paulo, v. 11, n. 11, p. 9-45, 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 jun.2018.

KALACHE, Alexandre. Envelhecimento populacional no Brasil: uma realidade nova.Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 3, n. 3, p. 217-220, set. 1987. Disponível em: . Acesso em: 08 jun.2018.

MATOS, N. M. de. O significado do lúdico para os idosos. 2006. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF. 2006. Disponível em: . Acesso em: 13 jun.2018.

WICHMANN, F. M. A. et al. Grupos de convivência como suporte ao idoso na melhoria da saúde. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, 821-832, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v16n4/1809-9823-rbgg-16-04-00821.pdf>. Acesso em: 09 jun.2018.

PALAVRAS-CHAVE: Envelhecimento Ativo; Grupo de Convivência; Lúdico; Brincadeiras.

Texto completo: PDF