Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte / XII Congresso Espirito Santense de Educação Física

Tamanho da fonte: 
CERIMÔNIAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES: UM PALCO PARA A EMULAÇÃO DE VALORES
Etyelle Laurindo Ribeiro, Otávio Tavares

Última alteração: 2012-08-15

Resumo


A sociedade tem a necessidade de a intervalos regulares reafirmar suas idéias, valores e crenças e encontra nos JO um meio de propagá-las. Os JO acabam por influenciar as mais variadas competições esportivas, entre elas as Olimpíadas escolares. Este trabalho tem como objetivo constatar a representatividade axiológica dos JO nas cerimônias de abertura escolares, conferindo a hipótese de que estas emulam os rituais olímpicos. Os estudos foram realizados em duas escolas particulares da Grande Vitória-ES. Utilizou-se para a obtenção dos dados: observação exploratória, não participante; e entrevistas guiadas.
Palavras Chaves: jogos; valores; escolas.

Texto completo: PDF