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ABORDAGEM METODOLÓGICA DA INICIAÇÃO ESPORTIVA NO FUTEBOL
Camila Amaral Resende, Ubirajara de Oliveira

Última alteração: 2018-09-04

Resumo


O futebol, um dos esportes mais conhecidos e comentados na atualidade, possui inúmeros praticantes e torcedores. Como afirma Freire (1998), os Ingleses foram os criadores desse esporte que o Brasileiro transformou em brincadeira, cultura e paixão nacional. No Brasil, segundo Scaglia (1999), o futebol chegou em 1894 em São Paulo, por Charles Miller, que após estudar na Inglaterra, trouxe as primeiras bolas, uniformes e chuteiras, tendo importância para o brasileiro sendo popularizado no século XX. O futebol, segundo Daólio (2003) é conhecido como Fenômeno Cultural, numa relação de futebol e o contexto cultural do brasileiro, indagando que, o futebol com suas técnicas, regras, estilo de jogo, integra-se com as características culturais do brasileiro. Segundo Freire (1998) rege a importância dos princípios para se ensinar o futebol resgatando o lúdico e criando espaço para utilização da cultura popular infantil. Portanto, para o desenvolver da prática do futebol a abordagem metodológica refere-se a um processo ensino-aprendizagem, numa correlação da teoria com a pratica, o que contribui para fundamentar a atividade desempenhada permitindo que o aluno interaja com o que sabe, aumentando a possibilidade de aprender mais, em uma construção de conhecimentos e possibilidades no seu desenvolvimento. O presente estudo teve como objetivo analisar a proposta metodológica do ensino do futebol nas aulas ofertadas pela Estação do Conhecimento, no Espírito Santo, e uma analise no qual permite observar se as estratégias de ação confrontam-se com as teorias pedagógicas. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, feita revisão de literatura sobre o fenômeno futebol e suas abordagens de ensino, aplicação de questionário investigativo aos professores e acompanhamento das aulas. Atuam dois professores na iniciação esportiva e com a fase de aprimoramento do futebol, alunos de faixa etária de 10 a 17 anos com atividades contemplando o teórico e o prático. Cabe ressaltar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, aprovado pelo Comitê de Ética de acordo com o CAE 79012017.1.0000.5542. Ao confrontar-se com uma literatura, com os questionários e a observação das aulas, à análise sobre a prática adotada pelos professores no ensino do futebol nessa instituição tem a função de auxiliar o processo de formação das crianças. Fundamentado por Filgueiras (2014) notou-se que a referência mais utilizada é o método sistêmico, devido à necessidade da evolução do futebol, abrangendo as características técnico-táticas, físicas e emocionais ao mesmo tempo no processo de ensino aprendizagem que parte do princípio de trabalharem, incentivando a tomada de decisão por parte dos alunos para solucionar determinada situação/problema. Contempla uma metodologia moderna, baseado em Garganta (1995), na forma didática-metológica de se aplicar a prática do esporte, abrangendo três formas gerais, centrada nas técnicas; centrada no jogo formal; centrada nos jogos condicionados, podendo assim o atleta aprender como fazer, quando, onde e porque fazer, possibilitando a capacidade de leitura de jogo e ação efetiva nas jogadas, desta forma o processo de ensino torna-se dinâmico e desafiador, pois os alunos se identificam e podem criar um processo de assimilação mais eficaz a partir de suas próprias experiências. A teoria sem a prática é tão vaga quanto à prática sem aplicação a realidade dos envolvidos no processo. Por isso, trata-se de um propósito que permeia o ensino e aprimoramento do tático-técnico, desenvolvimento social, ações motoras e cognitivas que motive a prática do esporte, a fim de proporcionar um exercício prazeroso, independente de quem o pratica, tendo em vista o aprendizado e a superação que o esporte pode proporcionar. Foi observado neste estudo a importância da coerência entre teoria e prática, o que caracteriza uma proposta contemporânea no ensino do futebol praticado na Estação do Conhecimento pelos professores que exercem o ensino do esporte.

Palavras-chave


Futebol; Teoria e Prática; pedagogia do esporte.

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