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FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA GRADUAÇÃO: A ESCRITA NO PROCESSO DA PESQUISA
Macloff Pereira Gomes

Última alteração: 2018-09-04

Resumo


RESUMO
A obra em andamento, é fruto do Programa Integrado de Bolsas PaEPE I-UFES ligado a monitoria da disciplina do quarto período do bacharelado do Centro de Educação Física e Desportos com o nome de Introdução à Pesquisa. Com o título “formação em educação física na graduação: a escrita no processo da pesquisa”, o texto tem por objetivo falar sobre a escrita como ferramenta de potencia no processo de formação do professor de educação física, e no processo de pesquisa acadêmica fazendo uma reflexão teórica da escrita. Para fundamentação teórica foi utilizado (BRACHT; CAPARROZ, 2007) e FOUCAULT, 1983). Com intuito de produzir conhecimento no campo da Educação Física/práticas corporais com ideias fortes que os autores trazem como: “(...) A necessidade de escrever surge tanto da necessidade de alguém se compreender, como também de se fazer compreendido como autor para ser educador e vice-versa (...)”.(BRACHT, CAPARROZ, 2007, p.32). Desse modo, “a escrita que ajuda o destinatário arma aquele que escreve - e eventualmente terceiros que a leiam” (FOUCAULT, 1983, p.155). Questionamentos norteadores que motivaram a construção desse texto sobre essa ação, são “qual seria uma boa ferramenta para pensar e criticar uma aula?”, “como identificar as dificuldades de executar uma aula?”, “como a escrita de um pré-projeto de trabalho de conclusão de curso pode agir na formação do professor de Educação Física?” e “como a escrita pode auxiliar o professor em formação a refletir/organizar /ser autônomo para à preparação de uma aula?”. Questionamentos que podem ser anualizados sob o processo de uma atividade, escrevendo!. As respostas para as perguntas levantadas anteriormente não precisam ser fixas à ação de escrever, porém acreditamos que essa ação de reflexão/escrita permite operar de modo mais produtivo essas indagações levantadas.Para que isso ocorresse, utilizamos da metodologia com base em Gil (2012), através de uma análise de pesquisa qualitativa com aplicação de questionários semiestruturados em alunos da disciplina Introdução à Pesquisa do CEFD-UFES nos períodos de 2017-2 e 2018-1, e análise quantitativa com comparação de gráficos que foram construídos desses questionários. Foram aplicados em duas turmas no período de 2017-2 e 2018-1, e a partir da análise das respostas dos alunos, observamos que grande parte deles acreditam que o processo de escrever é algo difícil, porem necessário para a formação do professor de Educação Física. Os alunos compreendem que o processo da escrita é necessário não só para a conclusão da graduação, mas para quem tenha interesse na vida acadêmica e identificam claramente a relação entre a pesquisa como um elemento importante articulado à formação do professor de Educação Física e ainda a relação da pesquisa com a intervenção profissional. Por fim, acreditamos que depois de concluído o conhecimento produzido pela pesquisa, o mesmo poderá ajudar os alunos de graduação em educação física no momento de produzir trabalhos científicos mais fluidamente, no processo de conhecimento de uma determinada disciplina, na escrita de um trabalho de conclusão de curso e na preparação/intervenção/criação de uma aula prática. Concluímos que o escrever não é uma expressão humana vaga, mais sim uma ferramenta de fundamental na vida acadêmica e profissional.

Palavras-chave: Formação. Educação Física. Graduação. Pesquisa. Escrita.

REFERÊNCIAS

BRACHT, V; CAPARROZ, F. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Rev. Bras. Cienc. Esporte. Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007 disponível em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/53/61 acesso em: 10/11/2017.

FOUCAULT, M. Ética, Sexualidade e Política. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária. 2006

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.6ª Edição. São Paulo. Atlas S.A.2012.

Palavras-chave


Formação; Educação Física; Graduação; Pesquisa; Escrita.

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