Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho da fonte: 
COPA DO MUNDO: O MUNDO EM NOSSA ESCOLA
Fernanda Silva dos Santos

Última alteração: 2018-08-30

Resumo


Trata de um projeto interdisciplinar realizado em uma escola de ensino fundamental do município de Serra/ES, onde a Copa do Mundo foi abordada em diversos aspectos utilizando este grandioso evento como referência. A tematização da cultura esportiva no espaço institucional pode significar uma ampliação do repertório imaginativo, assim como uma resistência concreta à perversa difusão da cultura, também esportiva, nos esquemas da indústria cultural. O objetivo deste trabalho era desenvolver competências pedagógicas na área social, intelectual, política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da história do futebol no mundo. O desenvolvimento deste projeto deu-se durante o segundo trimestre de forma transversal e interdisciplinar; transversal porque incluirá temas relevantes para estudo e pesquisa; e interdisciplinar porque expõe as inter-relações entre os temas estudados e as disciplinas curriculares, desta forma o trabalho não terá uma perspectiva disciplinar rígida. Foram realizadas pesquisas e estudos sobre: o futebol, a Copa do Mundo, os países participantes, sua história, geografia, política, economia e cultura. Foram confeccionados murais com charges, desenhos em tangram, informações sobre a história do futebol e copa, tabela interativa, além da exibição de filmes sobre o histórico do futebol, da copa do mundo e da Rússia (país sede). Abordar a Copa do Mundo de Futebol na Escola implica em não reduzir este evento a uma ação esportiva, mas em considerá-lo como fenômeno complexo que passa pela mediação pedagógica. Desta forma, tematizar esta cultura (corporal) implica em propiciar um esclarecimento crítico ao seu respeito, desvelando suas vinculações com elementos da ordem vigente e potencializando os sujeitos a interferirem nesse universo cultural. O futebol possui um aspecto democratizante, pois a mobilização social que proporciona estabelece relações amplas, reunindo pessoas de origens diversas em torno de um assunto sobre o qual todos opinam. Segundo Rocha (2005), o futebol atua na construção de uma identidade nacional que se opõe à diversidade individual e à rivalidade entre as pessoas. Ele ainda reflete a mentalidade nacional e aspectos da cultura de cada país, o que nos possibilita desenvolver abordagens diversas no âmbito escolar. Tal projeto teve como culminância a “Copa Jonas Farias”, onde apresentações culturais e um torneio de futebol unissex foram realizados, simulando a abertura e jogos da Copa do Mundo. A avaliação foi processual e dinâmica buscando subsidiar a tomada de decisão para melhorar a qualidade da aprendizagem do educando, através de atividades orais e escritas. O papel da avaliação foi o de “diagnosticar, tendo em vista encontrar soluções mais adequadas e mais satisfatórias para os impasses e dificuldades” (LUCKESI, 2005, p. 33). Valorizou-se a interação do aluno com o objeto de conhecimento, pois segundo a perspectiva construtivista de Piaget (1973) o conhecimento acontece pela ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento, ou seja, o conhecimento se constrói na interação sujeito-meio e sujeito-objeto. O Futebol é um esporte extremamente competitivo, seja nos gramados ou fora dele. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício à debates em classe, a fim de transformar o que seria simples discussão em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo em diversos aspectos, e esse objetivo foi alcançado através da abordagem transversal e interdisciplinar adotada neste projeto.

Palavras-chave: Futebol; Esporte; Interdisciplinaridade; Copa do mundo.

Referências
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympo Editora/Unesco, 1973.
ROCHA, M.N. Futebol: paixão e guerra. Vitória: Flor&Cultura, 2005.

Palavras-chave


Futebol; Esporte; Interdisciplinaridade

Texto completo: PDF