Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho da fonte: 
Professores de Educação Física do ensino fundamental: conhecimento declarativo a respeito do voleibol
Guilherme Locks Guimarães, Paula Cavalcanti de Miranda, Luiz Alberto Batista

Última alteração: 2018-08-31

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar se os professores de Educação Física que atuam nos últimos quatro anos do ensino fundamental têm conhecimento declarativo a respeito do voleibol. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória. A amostra de trinta professores foi estruturada por conveniência. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário dividido em duas partes. A primeira, constituída por sete perguntas, levantou dados sobre a graduação, local de trabalho e vivência no voleibol de nossos sujeitos. A segunda, composta por dez questões fechadas e duas abertas, identificou o conhecimento declarativo dos sujeitos que concorreram à pesquisa. Os resultados demonstram que 60% (n=18) dos sujeitos da amostra atingiram nota superior a 7 e, 10% (n=3) abaixo de 5.Destacamos que apesar das lacunas apresentadas, os nossos sujeitos têm conhecimento declarativo a respeito do voleibol.

Palavras-chave


conhecimento declarativo; voleibol; professores; ensino fundamental

Texto completo: PDF