Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho da fonte: 
DAS EXPERIENCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Marciel Barcelos, Samara Ventureli Furtado, Sthephany Siqueira Borsoni, Samuel Augusto de Araujo Barros Trancoso, Emmily Rosário Batista de Alcántara, Rafael de Azevedo Couto

Última alteração: 2018-09-12

Resumo


Um dos objetivos da disciplina “Prática de Ensino e Integração I” do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade Multivix/Cariacica é fomentar o debate sobre a especificidade da Educação Física vivenciada na Educação Básica. Diante disso, promover práticas pedagógicas na formação inicial que possibilitem a compreensão do fazer pedagógico desse componente curricular e seus impactos na formação dos alunos. Essas ações se convertem em experiencias (BONDIÁ, 2002) tensionando seus processos de escolha da carreira profissional.
Nesse sentido, a narrativa autobiográfica (SOUZA, 2006) surge como possibilidade teórica e metodológica que permite, aos discentes, compreenderem sua formação no rememoramento das práticas corporais na Educação Básica, analisando suas vivências e problematizando seus usos e apropriações (CERTEAU. 199) pelos seus professores. Analisando, pelo registro da memória, os fazeres desses profissionais e suas contribuições para a constituição de uma cultura escolar e dos aprendizados da educação física.
A relevância desta pesquisa se materializa pela necessidade de produzir estudos com os discentes matriculados em instituições de ensino superior particulares, contemplando esses sujeitos que tem impactado na formação de professores no Espírito Santo, sobretudo na Educação Física, uma vez que na região da grande vitória temos atualmente oito cursos de licenciatura em Educação Física na modalidade presencial. Também pela possibilidade de potencializar a formação inicial articulada com a investigação formação (SOUZA, 2006), possibilitando a apropriação da comunicação cientifica e da pesquisa como eixo central da formação docente.
Ressaltamos que este estudo está em andamento, sendo produto final da disciplina “Prática de Ensino I” que objetiva produzir um artigo com a autoria dos sujeitos da pesquisa, discentes do curso de licenciatura em Educação Física da Multivix/Cariacica.
Metodologicamente, assumimos a narrativa autobiográfica (SOUZA, 2006) como método de pesquisa científica, buscando no exercício de se (auto)interrogar rememorar experiências que marcaram sua escolarização, permitindo assim uma releitura de sua trajetória de formação na educação básica. Assumir essa perspectiva de investigação potencializa os usos e apropriações (CERTEAU, 1994) realizadas durante a educação básica, constituindo um repertório de práticas (CERTEAU, 1994) que possam ser analisadas e utilizadas nos contextos te intervenção dos alunos durante a formação inicial, sobretudo nas disciplinas de Estágio Supervisionado, onde o aluno é desafiado a inventariar práticas e ressignificar as apropriações realizadas no decorrer de sua escolarização.
As fontes são compostas por 76 narrativas escritas pelos alunos da turma de 1º período do curso de Licenciatura em Educação Física da Multivix/Cariacica, no mês de fevereiro de 2018. Após a leitura na integra das narrativas podemos agrupar os sentidos produzidos sobre a escolarização na educação básica por meio da educação física do seguinte modo: 1) Conteúdos da Educação Física na Educação Básica; 2) Identidade do professor de Educação Física na Educação Básica, 3) Perspectivas de formação no Ensino Superior.
Para analisarmos as narrativas, utilizaremos a teorização produzida por Ricoeur (1994) sobre a temporalidade da narrativa, pois entendemos que um sujeito pode narrar no presente questões do passado (presente-passado), acontecimentos do hoje (presente-presente) e projeções para o futuro (presente-futuro). Entender como as narrativas dão visibilidade a escolha dos cursos de formação evidencia as marcas que são deixadas, especialmente no corpo, tensionam as nossas escolhas profissionais.

Palavras-chave


Educação física; Formação docente; Transições educacional

Texto completo: PDF