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ASPECTOS RELACIONAIS DA CRIANÇA COM AUTISMO EM SITUAÇÃO DE BRINCADEIRA
Fabiana Zanol Araujo, José Francisco Chicon

Última alteração: 2018-08-31

Resumo


O estudo tem por objetivo compreender os aspectos relacionais de crianças com autismo na interação com os colegas e com os adultos durante a realização de brincadeiras em uma brinquedoteca universitária. Como objetivos específicos concebemos: identificar os aspectos relacionais da criança com autismo com os adultos em um contexto inclusivo; analisar a relação da criança com autismo com os colegas na realização de brincadeiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo por base os estudos na abordagem histórico-cultural. Para proceder ao estudo de campo, será usada a base de dados organizada pelo professor Dr. José Francisco Chicon, coordenador de uma pesquisa em andamento intitulada “O brincar da criança com autismo na brinquedoteca: inclusão, mediação pedagógica e linguagem”, que teve início em março de 2016, com duração de três anos, e tem apoio da FAPES (Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo). O banco de dados organizado, contem 24 aulas realizadas durante o período de março a novembro de 2016, com registros em videogravação; registros de diário de campo, fotografias e entrevista semiestruturada realizada com os familiares das crianças com autismo integrantes da proposta. Os participantes foram 17 crianças, com idades de três a seis anos, sendo dez crianças não deficientes de um Centro de Educação Infantil (CEI), seis com autismo e uma com síndrome de Down, pertencentes ao município de Vitória/ES. Elas foram atendidas por 13 estagiários do Curso de Educação Física, em um encontro semanal, todas as quintas-feiras, das 14 às 15 horas. Durante as intervenções, os estagiários assumiam funções de conduzir a aula, acompanhar as crianças com deficiência e registrar as aulas por meio de videogravação e fotografias. Esperamos com o resultado da pesquisa encontrar pistas que revelem os modos de interação de crianças com autismo com seus pares e com os adultos na realização de brincadeira em uma brinquedoteca universitária.

Palavras-chave


Educação Física. Autismo infantil. Interação. Brincadeira.

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