Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho da fonte: 
Hatha Yóga melhora os sintomas de stresse e humor de adolescentes
WELMO ALCÂNTARA BARBOSA, Roberta Luksevicius Rica Luksevicius Rica, Cleidison Machado Santana, Danilo Sales Bocalini

Última alteração: 2018-09-04

Resumo


O yóga é uma prática milenar de origem indiana que tem se tornando reconhecido mundialmente por seus diversos benefícios. Considera-se que as modalidades oriundas da linha do Hatha Yóga possuem envolvimento contínuo e adequado com a atividade física, e que através de sua prática psicofísica promove melhoras dos parâmetros biopsicosociais acarretando melhora nas percepções da qualidade de vida.
O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de uma sessão de prática de Hatha Yóga nos sintomas de stress no estado de humor de adolescentes saudáveis.
A amostra foi composta de 20 adolescentes de ambos os sexos (12 meninos e 8 meninas) com 15 +/- 3 anos de idade. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário de humor POMS e o inventário de sintomas de stress (LIPP). O estado de humor foi mensurado pelo POMS que avalia seis estados subjetivos de humor: tensão (T), depressão (D), raiva (R), vigor (V), fadiga (F) e confusão mental (C). Os fatores T, D, R, F e C são considera¬dos os fatores negativos do humor, sendo o vigor considerado o fator positivo. O distúrbio total de humor (DTH) foi calculado pela soma dos fatores negativos, menos o fator positivo (DTH = (T+D+R+F+C) – V), sendo uma medida global do distúrbio de humor. A diferença entre os parâmetros foram analisados pelo teste t de student e a significância estatística estabelecida foi a de p<0,05. Antes e após a prática de yóga, não foram encontrados sintomas de stress. Em relação ao estado de humor, foi encontrado redução significativa (p< 0,05) nos parâmetros seguintes parâmetros: T (12  2 vs 5  2), D (10  2 vs 2  2), R (13  2 vs 3  2), F (15  2 vs 7  2), C (12  2 vs 5  2) e V (12  3 vs 20  3). Nossos dados indicam que a prática de Hatha Yóga melhora o estado de humor após a prática de Yóga em adolescentes, podendo ser uma alternativa de atividade física para esta população.

Palavras-chave


Hatha Yóga, stress, humor, adolescentes

Texto completo: PDF