Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Gabriel Vighini Garozzi, Crislaine Gums, Juliano dos Santos Moura

Última alteração: 2018-09-09

Resumo


A proposta de construir um relato que narrasse as nossas experiências formativas docentes de aprendizagem surgiu na disciplina “Estágio Supervisionado da Educação Física no Ensino Fundamental II”. Além de sistematizar os momentos de formação vivenciados na escola durante o período do estágio, consideramos, ainda, o diálogo com as disciplinas de “ATIF da Docência em Esportes Individuais e Conhecimento e Metodologia do Ensino dos Esportes Individuais”. A opção de trabalhar com o Atletismo nas aulas de Educação Física com as turmas, surgiu a partir de uma inquietação do grupo de procurar romper barreiras e se desafiar a desenvolver um conteúdo diferente daqueles tradicionais que são comumente abordados no cotidiano escolar da Educação Física. Pois, como autores do nosso processo de formação docente, compartilhamos com Larrosa (2002) a ideia de que a experiência nos perpassa, mexe conosco, tira-nos do lugar de acomodação. É algo que provoca a reflexão de nossos atos e ações, que nos reanima, nos instiga e não o que se passa e acontece, como as coisas que sempre passam, mas nada nos ocorre. Desse modo traçamos os seguintes objetivos para nossos alunos: - conhecer as diferentes modalidades do atletismo, visando descobrir as suas características e possibilidades para a realização das atividades corporais com autonomia e segurança; - aprender as diferentes manifestações corporais do atletismo por meio de atividades que possibilitem ampliar o seu repertório da cultura corporal; - cooperar na prática das atividades de atletismo, respeitando as diferenças e as características de cada colega, para construir um bom relacionamento no desenvolvimento das aulas. Nesse sentido, atuamos na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Vargas de Souza, com as turmas do 8° ano A (30 alunos) e 9° ano A (31 alunos). Permanecemos na escola pelo período do dia 02 de maio até o dia 29 de junho de 2017. Iniciamos o estágio observando 2 aulas de cada turma e, ao final, foram ministradas 6 aulas para cada uma, além da realização do festival de atletismo na Ufes para os alunos vivenciarem as modalidades ensinadas. Os conteúdos trabalhados foram: introdução ao atletismo (regras e noções sobre a pista), corridas (rasas, com barreiras/obstáculos e com revezamento); saltos (em distância e triplo); lançamento de disco e; arremesso de peso. Para nortear nossa prática pedagógica, escolhemos trabalhar com a perspectiva de aula em uma Abordagem Desenvolvimentista (GO TANI et al., 1988), que está relacionada com o desenvolvimento motor do indivíduo e tem como foco ensinar e aperfeiçoar as habilidades motoras por meio de atividades de acordo com a faixa etária em que eles se encontram, embora tenhamos dado autonomia aos alunos para construírem e recriarem a forma de realizar os movimentos. A partir da definição do conteúdo, iniciou-se um processo de pesquisa para aprofundarmos os conhecimentos sobre o atletismo e as suas modalidades, pois, estávamos cursando disciplinas sobre o esporte na graduação nesse mesmo período do estágio. Apesar disso, consideramos que esse exercício de busca e construção de saberes potencializou nossas aulas e nos possibilitou aprender junto com os alunos o conteúdo, a partir da troca de conhecimentos durante as aulas. Esse processo de campo no estágio nos permitiu ter uma melhor compreensão sobre o papel do professor de Educação Física na relação com os escolares durante as aulas e entender alguns espaços-tempos que permeiam a escola. Além de apresentar-se como uma oportunidade de fortificar nossa identidade docente, possibilitando-nos passar pelo processo da experiência, de conhecimento e construção de saberes, desde o aprendizado do conteúdo ao planejamento da aula e sua execução, até o ensino do conteúdo para os alunos.

Palavras-chave


Educação Física escolar; Formação docente; Estágio docente; Atletismo.

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