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O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO/NO CEFD/UFES E SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA: ENTRE PRÁTICAS, LUTAS E REPRESENTAÇÕES (1994 - 2018)
Brunella Silva de Olveira, Jean Carlos Freitas Gama, Joana Sanches Brito de Souza, Omar Schneider

Última alteração: 2018-08-31

Resumo


Elaborado em 1979, pelo professor Dr. Claudio de Moura Castro, o Programa Especial de Treinamento (atualmente Programa de Educação Tutorial) - PET, nasceu como um programa de excelência, que selecionava apenas os melhores alunos de determinado curso da graduação, para desenvolverem atividades extracurriculares, que visavam a promover uma formação de melhor qualidade. As atividades compreendiam o ensino, a extensão e, principalmente, a pesquisa, pois um dos mais relevantes objetivos iniciais do programa, na época, era “criar uma elite intelectual” (DESSEM, 1995; SPAGNOLO; CASTRO; PAULO FILHO, 1996). Com o passar dos anos o PET cresceu no país e foi implantado, em agosto de 1994, no Centro de Educação Física e Desportos (Cefd), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O presente estudo procura compreender o desenvolvimento do grupo PET Educação Física (PET EF) ao longo de 24 anos no CEFD/UFES. O programa sofreu uma série de modificações nesse período, tanto em função das políticas públicas voltadas à educação no ensino superior, quanto pela entrada e saída de tutores e alunos do grupo. Nesse sentido, buscamos analisar a trajetória do grupo, por meio de suas fontes documentais, dentro da construção histórica de sua existência. Nossa proposta se configura como uma pesquisa qualitativa (FLICK, 2003) em que os principais referenciais teórico-metodológicos têm como base uma abordagem de estudo histórico, na perspectiva da história cultural (CHARTIER, 2002). Dessa forma, compreendemos historicamente o grupo e como ele se constituiu em seu tempo e contexto. Nossas fontes, nesse momento do estudo, foram relatórios técnicos e de avaliação da Capes sobre o PET, produções acadêmicas relacionadas com a história do programa, documentos oficiais e não oficiais do PET EF, do Cefd, da Ufes, instâncias ligadas ao programa e demais fontes localizadas nos arquivos e computadores da sala do PET EF. Em relação a nossas análises, destacamos que foram feitas adotando como referência os procedimentos metodológicos da crítica documental (BLOCH, 2001) e do paradigma indíciario (GINZBURG, 2002), utilizando os conceitos de estratégias e táticas (CERTEAU, 2002) e de memória (LE GOFF, 2012) no tratamento das fontes. Após localização das mesmas foi feito uma seleção e classificação daquelas utilizadas no texto. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa da Ufes (CEP) e aprovada sob o parecer nº: 2.182. 181 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) nº: 67574317.7.0000.5542. O grupo PET EF iniciou suas atividades no Cefd em 1994 e foi implantado sob a ótica de uma formação acadêmica diferenciada e de excelência que considerava apenas os melhores alunos com o intuito de treiná-los a suprir demandas surgidas no meio universitário e profissional. Nossas fontes documentais nos fizeram perceber que o programa sofreu uma série de modificações nesse período, seja em função das políticas públicas voltadas para a educação no ensino superior e do seu gerenciamento pelo governo, ou pela entrada e saída de tutores e alunos do grupo, além das diversas lutas de representações travadas no Cefd/Ufes. Ao longo desse percurso, foram feitos vários investimentos financeiros e intelectuais para que o programa conseguisse cumprir suas metas de formação. O PET vem se constituindo por meio de diferentes projetos formativos, identificamos dois grandes modelos que se estabeleceram no desenvolvimento do programa, o primeiro tratava-se de uma proposta que visava, sobretudo, a formação acadêmica de excelência por meio do treinamento para pesquisa, já o segundo propósito, pensado para a manutenção do programa, era aquele que buscava tratar a formação ampliada na educação tutorial, onde os preceitos de uma educação democrática e aberta que visa proporcionar oportunidades formativas diferentes são objetivados.

Palavras-chave


História; Educação Física; PET EF; Formação

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