Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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FORMAÇÃO, GESTÃO E INCLUSÃO: DIALOGANDO COM OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO FÍSICA
Gabriela de Vilhena Muraca

Última alteração: 2018-08-31

Resumo


A inclusão, no âmbito da educação, preconiza o princípio da diversidade como um elemento que pode contribuir no processo de escolarização de todos os alunos, pois pressupõe eliminar a exclusão e outras barreiras socialmente construídas ao longo de nossa história que impedem o acesso ao direito à educação e aos bens produzidos por ela.
O respeito à diversidade chama a atenção para que percebamos que “[...] todas as diferenças humanas são normais e, portanto, a aprendizagem deve ajustar-se às necessidades de cada criança” (CHICON, 2013, p. 43). Esses princípios são importantes para que as instituições de ensino se transformem em locais de estimulação ao convívio humano que considere o respeito, os hábitos e as limitações de cada aluno. Na inclusão educacional, torna-se necessário o envolvimento dos professores, gestores e outros membros da equipe escolar no planejamento de ações e procedimentos que promovam a melhoria do atendimento aos alunos. No entanto, alguns estudos da área educacional (CHICON, 2005; JESUS, 2006; CRUZ, 2005, 2008) revelam que os professores regentes e os de Educação Física, de maneira geral, se dizem não preparados para atuar com o público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação). Em relação aos desafios encontrados pelos gestores da Educação Especial, emerge a necessidade de investimento na formação de gestores em Educação Especial, na perspectiva da inclusão escolar ( NASCIMENTO et al., 2012; CUEVAS; NOGUEIRA; BORGES, 2012). Uma forma de atender a esse alerta que perpassa por todo o sistema de ensino é o investimento na formação do professor, oportunizando o aprimoramento de sua prática em seu processo de ensino com todos os seus alunos, inclusive, aqueles público-alvo da Educação Especial. Quando colocamos em questão a formação continuada de professores gestores em Educação Especial, identificamos que esse é um assunto ainda pouco explorado, tendo em vista que são poucas as pesquisas que versam sobre a formação continuada oferecida para gestores públicos de Educação Especial (BORGES; NOGUEIRA; ANJOS, 2012). Trata-se de pesquisa bibliográfica baseada no periódico da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial (ACBEE) e também na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (ACBCE) no período de 2010 a 2015, com o objetivo de investigar e analisar a produção e discussão do conhecimento no que se refere à formação continuada de professores gestores de Educação Especial e Educação Física, na perspectiva da inclusão. A escolha desses periódicos e dos anais indicado leva em consideração sua importância para o campo da Educação Especial e da Educação Física, em nível nacional e sua tradição como revistas e eventos científicos de referência para o meio acadêmico e profissional. Como resultados da pesquisa foram encontrados nove artigos referentes à formação continuada de gestores em Educação Especial, não foram encontrados artigos que sobre formação de gestores e Educação Física. Da leitura e analise dos textos emergiu duas categorias principais: Formação continuada de professores gestores em Educação Especial e Rede de colaboração. Evidenciaram-se aspectos que desafiam o sistema educacional e os profissionais responsáveis pela gestão em Educação Especial: a) ênfase na aprendizagem dos alunos com deficiência/transtorno global do desenvolvimento; b) necessidade de investimento na formação de gestores da Educação Especial, docentes da Educação Especial e docentes do ensino regular, na perspectiva da inclusão. Além disso, na análise dos nove textos encontrados, os gestores apontam dois fatores que dificultam e, muitas vezes, impedem a efetivação de planos de trabalho: a) a rotatividade dos gestores do setor de Educação Especial nos municípios; b) a demanda de trabalhos que o gestor de Educação Especial exerce dentro de seus contextos de atuação.

Palavras-chave


FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO ESPECIAL. GESTORES, EDUCAÇÃO FÍSICA

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