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OS PROCESSOS FORMATIVOS EM DANÇA NO CEFD: DO CURRÍCULO PRESCRITO AO CURRÍCULO EM AÇÃO
Paloma Rigamonte Barbosa, Erineusa Maria Da Silva

Última alteração: 2018-09-02

Resumo


Este estudo busca analisar como a dança é apresentada no currículo do curso de Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (Cefd) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e como ele prepara os futuros professores/as para atuarem com esse conteúdo nas escolas, considerando para tal as concepções de currículos apresentadas por Sacristán (2000) sendo eles: o prescrito, o apresentado e o em ação . O objeto de estudo é o processo formativo em dança de estudantes que estão cursando Licenciatura em Educação Física no Cefd/Ufes. Pretende-se compreender como a formação em dança desenvolvida em diferentes espaços/grupos no Cefd implica a formação acadêmico-profissional dos participantes da pesquisa. O estudo focará tanto no âmbito pessoal como profissional dos participantes da pesquisa, pois, às vezes, o primeiro contato do/a estudante com o conteúdo de dança acontece na universidade. Nesse sentido, algumas questões orientam esse estudo, como: a) A formação em dança tratada pelas/nas unidades curriculares do curso de Licenciatura em Educação Física no Cefd apresenta-se como um conteúdo voltado ao ensino da dança na escola? b) Qual é o lugar da dança no currículo do curso de Licenciatura em Educação Física no Cefd e os impactos dela na formação dos/as acadêmicos/as? A proposta pedagógica curricular do curso de licenciatura em Educação Física no Cefd, é constituída principalmente sob os pressupostos teóricos da Cultura Corporal de Movimento, entendida como “[...] a junção dos conhecimentos e representações, transformadas ao longo do tempo, [...] realizadas com fim em si mesmas, por prazer e divertimento, e de certo modo diferenciada do trabalho”. Assim, a Educação Física “[...] adota os jogos e brincadeiras, os esportes, as danças, as ginásticas e as lutas, algumas das produções da Cultura Corporal do Movimento, como objetos de ação e reflexão” (BRASIL, 1998). Segundo Bracht (2005), ao ser trabalhado o conceito de cultura corporal de movimento nas aulas educação física, a movimentalidade (o movimento) e a corporeidade (o corporal) estão presentes de uma maneira diferente de outras aulas como a matemática, português e educação artística, por exemplo. Para o autor “As manifestações da cultura corporal de movimento significam (no sentido de conferir significado) historicamente a corporeidade e a movimentalidade – são expressões concretas, históricas, modos de viver, de experienciar, de entender o corpo e o movimento e as nossas relações com o contexto – nós construímos, conformamos, confirmamos e reformamos sentidos e significados nas práticas corporais” (BRACHT, 2005, p. 100). Quanto aos procedimentos metodológicos, inicialmente será realizada uma pesquisa de cunho teórico, nas literaturas já existentes, compreendendo a importância da dança na formação dos/as estudantes (em contexto escolar) assim como até onde a dança ensinada, no curso de Licenciatura em EF no Cefd potencializa que os/as professores/as formados/as ministrem esse conteúdo nas aulas de EF nas escolas de educação básica. A seguir, realizaremos observações das aulas das unidades curriculares que tratam do ensino dança no currículo do Cefd Ufes, bem como entrevistas com os/as estudantes e os/as professores/as do Cefd atuantes nessa área. A abordagem teórico-metodológica será desenvolvida no transcorrer do estudo tanto pelo aprofundamento teórico como pela aproximação empírica ao tema.

Palavras-chave


Processos Formativos; Dança; Currículo;

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