Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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PRÁTICAS RECREATIVAS NO PET EF: A RECREAÇÃO COMO CONTEÚDO DE ENSINO
Gabriel Pinheiro, Valéria Favero, Leonahn Silva, Jean Gama, Gabriel Garozzi, Omar Schneider

Última alteração: 2018-08-29

Resumo


O estudo é definido como um relato de experiência de uma das atividades de ensino do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física (EF), do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A atividade denominada “Minicurso de Formação em Recreação” foi realizada no período final do semestre 2017/2 fazendo parte do projeto intitulado “Minicursos para a Formação Ampliada”. Os minicursos para a Formação Ampliada se estabeleceram, na Educação Física, como um ambiente que visa o desenvolvimento de atividades de curta duração que pretendem especialmente, ampliar o repertório de possibilidades formativas por meio da distribuição de conteúdos e temáticas inovadoras buscando oportunizar aos alunos dos cursos de graduação em Educação Física da UFES o acesso a conhecimentos não tratados na sua matriz curricular. Metodologicamente, compreendemos que nossa proposta se caracteriza como um estudo descritivo-interpretativo, de natureza qualitativa e cunho investigativo (FLICK, 2004), ancorado na teoria da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000). O minicurso foi realizado de forma semanal, às terças-feiras do mês de Novembro e Dezembro de 2017, das 14 às 17 horas na UFES. Os espaços utilizados para as aulas foram: uma sala de aula do CEFD, a sala de Capoeira, a piscina semiolímpica, e o ginásio poliesportivo. Foram feitos 5 encontros se dividindo em aulas teóricas e práticas, ministradas e planejadas pela professora convidada Josiele Soares Ribeiro. Os sujeitos participantes do projeto e, posteriormente da pesquisa foram 20 alunos, tanto da UFES como de instituições particulares, onde 7 eram do gênero masculino e outras 13 do gênero feminino. Foi utilizado como nosso instrumento de avaliação da atividade um questionário para coleta de dados, contendo 10 perguntas, no qual procuramos compreender: a) a percepção e a avaliação dos alunos participantes a respeito da organização e a aplicação dos conteúdos; b) suas razões e motivações para participarem do minicurso; e c) qual a relevância do mesmo no processo de formação acadêmica e profissional dos sujeitos envolvidos. No diálogo com Charlot (2000) enfocamos que um lugar ou uma pessoa produzem efeitos diferentes em indivíduos com as mesmas características, portanto, compreender essas várias formas de avaliar as atividades pelos alunos é importante, pois possibilita perceber diferentes sentidos atribuídos por eles. Tal processo se dá nas relações estabelecidas com os saberes diversos compartilhados, logo, “Nascer é ingressar em um mundo no qual estar-se á submetido à obrigação de aprender. Ninguém pode escapar dessa obrigação, pois o sujeito só pode ‘tornar-se’ apropriando-se do mundo” (CHARLOT, 2000, p. 59). Constatamos, ao analisarmos as falas dos alunos que que os conhecimentos adquiridos no minicurso serão utilizados na graduação e no campo de trabalho dos professores de educação física. Eles indiciam que estão estabelecendo uma relação de posse do saber por meio do aprendizado (CHARLOT, 2000). Em diálogos produzidos nas aulas, observamos que o conteúdo da recreação ainda se trata de uma temática pouco explorada nos cursos de graduação em EF, uma vez que, a procura pelo curso foi alta e que alunos de outras instituições também participaram. Ao longo dos encontros e pelas narrativas dos participantes, percebemos que o conteúdo da recreação trata-se de uma prática muito rica, promovendo um leque de possibilidades para a docência. A avaliação revelou narrativas positivas, demonstrando que essa temática foi sentida como importante e relevante na formação acadêmica e dos professores em formação.

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