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UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Última alteração: 2018-09-03
Resumo
Apresentação de pôster
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da disciplina “Educação Física, Formação Docente e Currículo” do curso de Educação Física em Licenciatura da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e consiste em uma breve análise sobre a influência da didática na formação de professores. O estudo tem por objetivos entender a influência que a didática possui no processo de escolha pela graduação em licenciatura e .... O caminho metodológico desta pesquisa se deu em dois momentos. O primeiro deles consiste em leituras e estudos de textos sugeridos pelo docente responsável por ministrar tal disciplina curricular. Textos estes intitulados “Didática, didáticas específicas e formação de professores: construindo saberes” e “Saberes pedagógicos e atividade docente” de PIMENTA, Selma Garrido que estão disponíveis no livro “Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares”, onde a autora propõe uma análise sobre a didática, tanto dentro de um aspecto histórico dessa área do conhecimento quanto uma nova perspectiva que ela pode oferecer para superação de um senso comum que reduz sua complexidade em “técnicas de estudos”, negando sua capacidade de se moldar de acordo com o espaço em que a transmissão do ensino acontece e colaborar de maneira efetiva para o processo de aprendizagem e o amplo debate da própria educação. O segundo deles consiste em entrevistas . Tais entrevistas foram aplicadas a alunos dos cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia da UFES, com um roteiro básico que continha as seguintes perguntas: “Fazer um curso de Licenciatura (ser professor) sempre foi sua 1°opção de curso?” e “O que você espera da didática?”. Cabe ressaltar que as entrevistas eram basicamente alunos do 1°período, com exceção de duas que estavam cursando o 4°período.. A partir da coleta de dados, foi perceptível que são inúmeros os motivos que levam uma pessoa a escolher se tornar docente. Isso já traz uma ideia do quão heterogêneo é o campo da educação. Assim, acreditamos que as razões pela escolha de ser professor pode levar o docente a aderir determinadas perspectivas dentro da própria formação. Dessa forma, entende-se Didática como um campo de estudo sobre o ensino em diferentes contextos, sendo a escola um desses espaços. Ou seja, a didática não se resume no ensino de disciplinas escolares, partindo do princípio de que a escola não é o único lugar na qual o sujeito está apto a aprender algo. Por isso a necessidade de superar a ideia de uma didática generalizada. Além disso, se baseando no pensamento de que a didática é algo que se modifica, é necessário o reconhecimento das diversas maneiras de ensinar de acordo com o contexto em que essa prática se aplica. Na formação de professores é preciso entender que as emergentes diversidades requer adequação para seu reconhecimento social. Logo é no âmbito da didática que as transformações dentro dos espaços em que o ensino se dá e o processo de aprendizagem deve ser estudado. Com isso temos a possibilidades de formar professores múltiplos, ou seja, que entenda que a forma de ensinar se altera com o ambiente na qual aquela transmissão de conhecimentos acontece. Isso seria reconhecer a necessidade de investimento na formação continuada e cultural, que em si mesmas teriam conteúdo para um trabalho a parte.
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da disciplina “Educação Física, Formação Docente e Currículo” do curso de Educação Física em Licenciatura da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e consiste em uma breve análise sobre a influência da didática na formação de professores. O estudo tem por objetivos entender a influência que a didática possui no processo de escolha pela graduação em licenciatura e .... O caminho metodológico desta pesquisa se deu em dois momentos. O primeiro deles consiste em leituras e estudos de textos sugeridos pelo docente responsável por ministrar tal disciplina curricular. Textos estes intitulados “Didática, didáticas específicas e formação de professores: construindo saberes” e “Saberes pedagógicos e atividade docente” de PIMENTA, Selma Garrido que estão disponíveis no livro “Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares”, onde a autora propõe uma análise sobre a didática, tanto dentro de um aspecto histórico dessa área do conhecimento quanto uma nova perspectiva que ela pode oferecer para superação de um senso comum que reduz sua complexidade em “técnicas de estudos”, negando sua capacidade de se moldar de acordo com o espaço em que a transmissão do ensino acontece e colaborar de maneira efetiva para o processo de aprendizagem e o amplo debate da própria educação. O segundo deles consiste em entrevistas . Tais entrevistas foram aplicadas a alunos dos cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia da UFES, com um roteiro básico que continha as seguintes perguntas: “Fazer um curso de Licenciatura (ser professor) sempre foi sua 1°opção de curso?” e “O que você espera da didática?”. Cabe ressaltar que as entrevistas eram basicamente alunos do 1°período, com exceção de duas que estavam cursando o 4°período.. A partir da coleta de dados, foi perceptível que são inúmeros os motivos que levam uma pessoa a escolher se tornar docente. Isso já traz uma ideia do quão heterogêneo é o campo da educação. Assim, acreditamos que as razões pela escolha de ser professor pode levar o docente a aderir determinadas perspectivas dentro da própria formação. Dessa forma, entende-se Didática como um campo de estudo sobre o ensino em diferentes contextos, sendo a escola um desses espaços. Ou seja, a didática não se resume no ensino de disciplinas escolares, partindo do princípio de que a escola não é o único lugar na qual o sujeito está apto a aprender algo. Por isso a necessidade de superar a ideia de uma didática generalizada. Além disso, se baseando no pensamento de que a didática é algo que se modifica, é necessário o reconhecimento das diversas maneiras de ensinar de acordo com o contexto em que essa prática se aplica. Na formação de professores é preciso entender que as emergentes diversidades requer adequação para seu reconhecimento social. Logo é no âmbito da didática que as transformações dentro dos espaços em que o ensino se dá e o processo de aprendizagem deve ser estudado. Com isso temos a possibilidades de formar professores múltiplos, ou seja, que entenda que a forma de ensinar se altera com o ambiente na qual aquela transmissão de conhecimentos acontece. Isso seria reconhecer a necessidade de investimento na formação continuada e cultural, que em si mesmas teriam conteúdo para um trabalho a parte.
Palavras-chave
didática; docência; formação
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