Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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A INICIAÇÃO AO TÊNIS PARA CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA TÊNIS+
Vinicius do Carmo Fontana, Mariana Zuaneti Martins, Alessandro Garbin

Última alteração: 2018-08-29

Resumo


Introdução: O tênis é uma modalidade esportiva pouco difundida no Brasil, o que faz com que pesquisas sobre o ensino da iniciação com crianças menores de 7 anos ainda sejam escassas. Combinada à relativa ausência deste conteúdo nos cursos de formação deixa um grande vazio para se estabelecer formas de avaliar o ensino da modalidade nesta faixa etária. Objetivo: Considerando este cenário, vou relatar minha experiência com a metodologia tênis + para iniciação ao tênis, em especial no primeiro nível do programa, que abarca crianças que têm o primeiro contato com tênis e possuem até 6 anos. Após a descrição dos conteúdos e da experiência com o desenvolvimento da capacidade de jogo neste nível, também reflito sobre o progresso final, por meio da utilização de instrumentos de avaliação. Desenvolvimento: A divisão das aulas proposta pelo programa, através de “tema” e “objetivos”, faz com que os critérios técnicos e táticos e o momento de ensiná-los fique claro para o professor organizar o ensino. Nesta faixa etária o que a criança quer é brincar, correr, se divertir e é neste universo que os critérios técnico-táticos devem ser inseridos de forma lúdica. Por exemplo, há três elementos técnicos que trabalhei nas aulas iniciais que guiaram meu trabalho: posição de expectativa, “forehand” e “backhand” e sua colocação dentro da compreensão do jogo de tênis. Inicialmente ensino a criança a segurar a raquete, neste momento relato e associo a imagem ao goleiro na hora de pegar um pênalti aproveito e já oriento a segurar a raquete com uma mão no final do cabo e outra no coração da raquete. Realizo uma brincadeira tradicional como batatinha quente e ou estátua para que eles possam se posicionar e familiarizar esta posição. Seguindo este gancho já apresento o forehand e backhand, utilizando atividades com jogos de rebater no “joão-bobo”, fazer o gol, arremessar a bola na floresta. Na sequência do ciclo, apresento o jogo gol a gol, adaptado ao tênis, no qual as crianças arremessam e rebatem uma bola de 26 cm no nível do chão. Via de regra, acompanho por meio de perguntas as posturas que quero ensinar, como i) aguardar o colega estar na posição de expectativa para iniciar o jogo, ii) jogar a bola no espaço vazio, iii) fazer se posicionar no meio do gol para defender melhor, iv) manter a bola na direção do gol para poder marcar ponto, v) após a rebatida, recuperar a posição inicial com as duas mãos na raquete e ao meio da quadra para ser mais rápida. Todo trabalho é voltado para que as crianças consigam após cerca de seis meses estarem preparadas para o próximo nível, que exige fazer a bola voar. A avaliação é dividida em três partes: i) técnica: conseguir participar, rebater determinado número de bolas com o professor, saber se posicionar adequadamente para iniciar o ponto, segurar a raquete da forma ensinada, rebater a bola a frente do corpo; ii) tática: no o gol a gol, a capacidade de participar, esperar o parceiro estar pronto para jogar, respeitar a posição forehand e backhand, saber se posicionar em quadra, esperar com as duas mãos na raquete, saber jogar no vazio; iii) física: as dimensões de equilíbrio, arremesso, ritmo e lateralidade. Conclusão: O programa tênis+ apresenta uma forma simples e direta para que possamos ensinar a modalidade tênis de forma lúdica e baseada no jogo deste a sua iniciação, fazendo que os alunos possam ser o centro do processo e o professor aquele que irá ajuda-los em suas necessidades de aprendizagem, trazendo a compreensão do jogo desde o início e de forma muito mais fácil.

Palavras-chave


tênis; iniciação esportiva; tática

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