Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho da fonte: 
A NATAÇÃO INFANTIL: COMO ESTA PRÁTICA ESPORTIVA PODE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 05 ATÉ 12 ANOS DE IDADE
Washington Dos Santos Barreto, Washington Dos Santos Barreto, Julia Miranda Falcão

Última alteração: 2018-09-02

Resumo


Este estudo se insere nas discussões sobre a aquisição de desenvolvimento psicomotor a partir da prática esportiva da natação. Sobre esta prática vemos na delimitação autores descrevendo sobre a importância da escolha desta modalidade esportiva pelos pais para seus filhos, Pereira et al (2011), diz que esta escolha pode esta relacionada possivelmente pela ressente lembrança que as crianças ainda possuem do período em que estavam no útero da mãe, onde ali já iniciavam seus primeiros movimentos globais e para aproveitar esta lembrança com o meio liquido seus pais as incluem nas escolinhas de natação. Sobre outra perspectiva Zulietti e Sousa (2002), vem nos falando que esta escolha pode está diretamente relacionada ao sentimento de satisfação e prazer que a prática da natação propõem principalmente para a criança nos primeiros anos de vida. Outro fator determinante na escolha da natação é o que Borges e Maciel (2016) nos revela, que um dos motivos desta preferencia é a prevenção de doenças crônicas como asmas e a obesidade infantil, que tem crescido bastante nos últimos anos. Oliveira, et al (2013) também concorda com os citados a cima sobre a contribuição desta prática no que tange a manutenção da saúde, segundo eles a mesma tem grande influência na vida dos praticantes no que diz respeito ao desempenho fisiológico e sua melhorar cardiorrespiratória possibilitando uma melhor circulação sanguínea e com isso melhorando sua respiração. O objetivo principal é investigar como a prática da natação infantil pode contribuir no desenvolvimento psicomotor de crianças de 05 a 12 anos de idade. Desta forma, pretende, especificamente, abordar a metodologia utilizada pelos professores de natação infantil, compreender como esta modalidade esportiva pode influenciar no desenvolvimento psicomotor e analisar as contribuições oferecidas pela natação na visão dos responsáveis na vida de seus filhos. A metodologia será de caráter qualitativo que tem como característica analisar e interpretar dados coletados (MARCONI; LAKATOS, 2011). O estudo se caracteriza como uma Pesquisa de Campo, onde será possível obter maiores informações dos nossos sujeitos, a partir de entrevistas com os mesmo (professores e alunos) e observações de campo, que serão registrados por gravador de voz e diário de campo (MARCONI; LAKATOS, 2009). Nesse cenário, em relação às fases dos primeiros movimentos das crianças, Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) e Dantas e Manoel (2009) mostram que neste período começam o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, e concordam que o movimentar humano é algo marcante e com características específicas aos seres humanos. A natação tem sua importância, enquanto prática esportiva, para o desenvolvimento físico e social durante o período da infância (BORGES; MACIEL, 2016). Segundo Velasco (2013) e Tahara e Santiago (2006), o aprendizado da natação se torna algo que contribui para a sobrevivência do ser humano e para as crianças tal prática significa uma nova descoberta que contribui para o desenvolvimento físico e psicológico e principalmente no controle espacial e coordenação dos movimentos. Sá, Nogueira e Jesus (2017) e Dantas (2013), concordam que para o ensino da natação ser visto como algo mais atrativo para as crianças é necessário que se utilize do lúdico e das brincadeiras e vale ressaltar que mesmo durante as brincadeiras as crianças estão se apropriando de inúmeros conhecimentos que não podemos descartar e que vai contribuir de maneira significativa com o seu desenvolvimento e desempenho nas aulas e no decorrer de sua vida infantil e adulta.

Palavras-chave


Natação infantil; Desenvolvimento motor; Psicomotricidade.

Texto completo: PDF