Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO INFANTIL E MEIO AMBIENTE UMA TROCA SAUDÁVEL E PROSPECTIVA
Dionny Felipe, Grimaldo Patricio Ferreira, Flávio Pereira Pires, Marli Quimquim, Marcela Lopes Bronzoni, Romario Guimarães Franca

Última alteração: 2018-09-12

Resumo


A Educação Infantil passou por diversas etapas no que se refere a sua organização e objetivos educacionais, deixando de ser paulatinamente assistencialista até chegar ao sistema educacional que encontramos hoje, com objetivos definidos. Nesse caso, também sinalizamos a possibilidade de desenvolvermos, nesse espaço, práticas relacionadas com a Educação Ambiental. Dias (2008) destaca a Educação Ambiental como uma possibilidade no campo da educação, com objetivo de harmonizar conhecimento sobre o meio ambiente e alterar a atual relação de consumo exacerbado e reestabelecer a relação de reconstrução entre ser humano e natureza. Pires (2016, p. 85) propõe que a Educação Física Infantil deva “Contribuir com a construção de uma consciência ambiental nas crianças, de modo que elas compreendam a importância do meio ambiente para a vida”. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) aponta que as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar como princípios ético “o respeito ao bem comum, ao Meio Ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades” (BRASIL, 2010, p.16).
Nota-se que na Educação Infantil devemos destacar objetivos e práticas de aprendizagens que visam os cuidados com o meio ambiente. Partindo dessa inquietação surge a ideia de desenvolver tal conteúdo na primeira etapa da Educação Básica, com o objetivo de conscientizar alunos, servidores e comunidade escolar sobre a relevância do meio ambiente e sua preservação para manter o equilíbrio natural do planeta. De posse do conceito sobre a educação ambiental foi possível desenvolver esse processo de forma integrada e sistematizada no CEIM “André Orlandi Nardotto”, localizado no Município de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo. Nesse processo houve participação de todos os professores (Regente de Classe, Arte, Educação Física e Filosofia), articulados pelo diretor e pedagoga. O projeto “O lugar onde vivo” teve início no final do ano de 2017, momento da construção do Plano Anual de Trabalho (PAT) _ planejamento destinado à construção do que será desenvolvido no próximo ano_, no qual ficou decidido que seria trabalhado o tema meio ambiente no segundo trimestre escolar. Em sua proposta todos os professores dialogariam com os diversos eixos de conhecimentos, de forma integrada e sistematizada do conteúdo. A abordagem com os alunos iniciou no dia do Meio Ambiente a partir do filme da Turma da Mônica “Um plano para salvar o planeta”. Ao longo do trimestre estamos sendo desenvolvendo as ações presentes nos objetivos do projeto: plantio e cuidado da horta e jardim; oficina de reciclagem, para reaproveitamento e construção de brinquedos; panfletagem ao redor da escola, abordando os perigos do lixo e das queimadas urbanas; aula de campo no Projeto Araçá, onde puderam observar o reflorestamento, descarte correto do lixo e participar de trilha ecológica no local; envolvimento das famílias na limpeza e cuidados diversos com a escola; corrida de obstáculos na natureza e de orientação, caça ao tesouro, cross country, floresta encantada, slackline; atividades diversificadas envolvendo plantas e animais, dentre outras importantes ações. Ao final do trimestre, projetamos uma exposição dos trabalhos realizados, para pais e comunidade escolar, com apresentações artísticas, distribuição de mudas de plantas cuidadas pelas crianças e entrega das atividades desenvolvidas. O projeto e seus frutos também serão expostos na mostra cultural da Educação Infantil municipal. Já é possível observar os louros do processo de educação Meio Ambiente, uma vez que nossa merenda está enriquecida com temperos da horta e a escola já se tornou um ambiente mais limpo, florido e mais verde.

Palavras-chave


Palavras chave: Educação Infantil. Educação Ambiental. Meio Ambiente

Texto completo: PDF