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A CULTURA DA CAPOEIRA DE SÃO MATEUS NOS ANOS INICIAIS ESCOLARES
Dhéssica Simony Souza Félix, Daniel Junior da Silva, Marli Quinquim

Última alteração: 2018-09-14

Resumo


A capoeira que, no Brasil, tem suas origens datadas por volta do século XVI e XVII, é uma expressão cultural que mistura luta, dança, música, história e esporte. É caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, fazendo usos de chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas. Utiliza-se também de acrobacias em solo ou aéreas. A musicalidade é um diferencial da capoeira, em vista de outras artes marciais. Com o passar do tempo, novos sentidos e funcionalidades nas formas de manifestá-la, como em rituais, por sua musicalidade e usos na sociedade, foram apropriadas (SILVA, 2013, p. 14). Essa mistura de elementos culturais da capoeira contribui para o desenvolvimento de vários aspectos da vida humana, principalmente na educação. Sendo assim, desenvolvemos uma atividade pedagógica com a manifestação capoeira para crianças do 3º ano do ensino fundamental. Como objetivo, apresentamos a diversidade de representações da capoeira, enquanto prática cultural, desconstruindo imagens pejorativas e estereotipadas à cultura afro-brasileira. Para tanto, desenvolvemos uma entrevista semiestruturada (LAKATOS E MARCONI, 2008) com um professor de capoeira, o Mestrando Museu, responsável pelo projeto de extensão com capoeira, de uma faculdade particular em São Mateus, ES. A entrevista incluía perguntas simples sobre a cultura da capoeira e seu surgimento, a história pessoal do entrevistado, a capoeira do Estado do ES, e as barreiras enfrentadas para o ensino da capoeira no município de São Mateus. Dentre as informações, encontramos que a Associação Iê Capoeira, que formou o professor, situa-se em São Gonçalo-RJ, e que seus trabalhos desenvolvidos são de caráter social, cultural e educacional, dentro de universidades, escolas, academias, associação de moradores, igrejas e projetos sociais. Promove a integração cultural entre os integrantes do projeto de extensão e as manifestações populares capixabas e brasileiras, além de uma constante busca da preservação e manutenção da ancestralidade e do valor social encontrado nos saberes dos mestres de capoeira. Uma de suas principais barreiras está nas questões de religiosidade local. Assim, para Loureiro e Campos (2009), a capoeira como dado cultural de São Mateus, é uma luta que representa, em parte marcante, uma manifestação da sociedade local no contexto cultural do negro. A identidade está presente no desenvolvimento sócio histórico da cidade, estabelecendo referências dentro do processo de formação do fenômeno identitário, expressando igualdades, uniformidades, semelhanças e dessemelhanças da população. Após a entrevista, em um dia selecionado, levamos a capoeira para apresentar aos alunos do 3º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental I, em São Mateus. Seguindo planejamento, realizamos uma roda de capoeira, ensinando a ginga, as cantigas, além de movimentos como a “benção”, o “aú” e a “cocorinha”. Logo após, fizemos duas brincadeiras de “pique pega”. Uma envolvia os movimentos da capoeira e a outra a história que nos remetia à ideia de capitão do mato e dos escravos fugindo da senzala. Todos os alunos participaram ativamente. No processo avaliativo, os alunos fizeram desenhos representando o momento da aula que mais gostaram e do que se lembravam das atividades. Enfim, consideramos que, tanto a entrevista, quanto a aula organizada e desenvolvida com os alunos do 3º ano, possibilitaram várias trocas de experiências e conhecimentos sobre a capoeira no contexto da escola, pois as crianças demonstraram interesse nas brincadeiras e história da cultura afro-brasileira encontradas na capoeira. Observando os desenhos, percebemos o envolvimento deles com a cultura e sua apropriação. Para nós, ensinar capoeira tornou-se ainda mais importante nas aulas de Educação Física, pois explicar para os alunos que a capoeira pode ser vista e praticada em todas as suas formas é ampliar as possibilidades de uma aula com qualidade educativa.

Palavras-chave: Capoeira. Educação Física. Séries Iniciais.

REFERÊNCIAS

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOUREIRO, Fábio Luiz. CAMPOS, Alzira Lobo de Arruda. Capoeira em São Mateus: identidade e cultura. Pesquisa em Debate, Edição Especial. 2009. Disponível em:Acesso em 05 maio 2018.
SILVA, Daniel Junior da. O olhar sobre a capoeira: um estudo dos filmes nacionais e internacionais. 2013. p. 142. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: < http://www.educacaofisica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEF/detalhes-da-tese?id=6672> Acesso em 05 maio 2018.

Palavras-chave


Capoeira. Educação Física. Séries Iniciais.

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