Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho da fonte: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO COPA DE FUTSAL
Silvana Ventorim, Daniele Aparecida Rodrigues Lima, Lucas Borges Soeiro, Gabrielle Lopes Teixeira, Welder Rossini dos Santos Buzato

Última alteração: 2018-09-02

Resumo


Esta comunicação registra a construção e desenvolvimento da experiência de um projeto de ensino na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, no período 2018/1, realizado em uma Escola de Ensino Fundamental, localizada em Vitoria, ES. Evidenciamos no encontro entre escola e instituição de ensino superior na disciplina de Estágio Supervisionado da Educação Física, as experiências de formação construídas (NUNES; VENTORIM, 2017) com trato do conteúdo futebol, com enfoque no futsal, no contexto da Copa do Mundo de Futebol 2018, emergindo o "Projeto Copa de Futsal". O referido projeto envolveu os estagiários em subprojetos com suas turmas de estágio, localizando o foco de ensino-aprendizagem do futsal em composição com os diversos elementos entorno das copas do mundo. Destacam-se os subprojetos: a) Museu do Futebol, contendo importantes objetos relacionados ao futebol, consistindo em uma exposição de objetos dos alunos e seus familiares que simbolizassem alguma ligação com a Copa do Mundo, como: camisas de diferentes nacionalidades, fotos de conquistas esportivas, álbuns de figurinhas da copa e outros torneios, objetos de torcida (mão-gigante, bastões, corneta, apitos, com as cores da seleção brasileira), mascotes de pelúcia, bolas, entre outros. b) Linha do Tempo retratou as edições das copas do mundo do ano de 1930 até 2014, com aspectos históricos por meio de imagens e narrativas, dando ênfase, aos principais percursos e características da Seleção Brasileira nos diferentes anos de Copa; c) Mostra de vídeos dos jogos dos alunos, protagonizando-os por meio das filmagens dos momentos de ensino da modalidade do futsal nas aulas de Educação Física; d) Big Álbum, destacando grandes jogadores do futebol de campo, areia e futsal; e) Decoração, permeado pela idéia de decoração de arte de rua da copa, com tematização no espaço/tempo escolar, envolvendo a professora de Inglês da instituição. Compreendido o projeto central e os subprojetos, as interfaces entre o ensino do futsal e as produções sobre a Copa, convocavam a cada aula uma conscientização sobre co-responsabilidade da produção dos subprojetos de modo coletivo entre alunos e estagiários e professoras da escola e da universidade. Nesse sentido, organizávamos fóruns de deliberações para avaliarmos o andamento do projeto, partilhávamos dificuldades e discutíamos estratégias para viabilizarmos a materialização de nossas ações. Assim realizamos dois eventos: uma mostra cultural envolvendo todos os subprojetos e uma minicopa com jogos entre as turmas do segundo segmento do ensino fundamental, envolvendo também o ensino fundamental I. No primeiro, organizado em estandes, houve um rodízio de visitação, tendo como protagonistas das apresentações grupos de alunos representando suas turmas em seus subprojetos. O segundo evento foi uma competição escolar de perspectiva participativa e colaborativa entre as turmas com jogos da modalidade de futsal feminina e masculina. Não sendo uma competição com fim nela mesma, mas um meio para a educação (REVERDITO et al, 2008), o efeito do trabalho pedagógico entorno do ensino do futsal, envolvido na minicopa, abordou princípios pedagógicos como a escolha da modalidade, fundamentos técnicos, modo de funcionamento, regras, materiais necessários para o desenvolvimento da prática, assim como a avaliação do evento (ANDRADE, 2009). Por fim, esse trato do futsal envolvido num projeto pedagogicamente amplo em momento de Copa do Mundo de Futebol, problematizando elementos da prática do futebol e futsal, as histórias das copas, a cultura dos países participantes e tendo como principio a articulação disciplinar por meio de uma produção coletiva com os estudantes e a integração família/escola, compuseram para os estagiários, professoras e, principalmente para os alunos, nesse percurso, um significativo e importante processo formativo e cultural.

Palavras-chave


Estágio Supervisionado. Educação Física. Ensino Fundamental II. Futsal.

Texto completo: PDF