Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DO TEATRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA PRÉ-HISTÓRIA ATÉ OS JOGOS OLIMPÍCOS MODERNOS
Milena de Oliveira Almeida, Ramiro Henrique Conceiçao Santana dos Santos, Tatiana Silva Silva da Conceição, Rafaela Gomes dos Santos

Última alteração: 2018-09-02

Resumo


Para compreendermos a Educação Física é necessário analisarmos o passado, pois as práticas esportivas que existem atualmente são diferentes das que existiam décadas atrás (TUBINO, 2010). A educação física teve seu início na Pré-História, certificou-se na antiguidade, parou na Idade Média e fundamentou-se na Idade Moderna, tornando coerente da Idade Contemporânea (TUBINO, 2010). Mediante a isso, o objetivo do estudo é compreender o surgimento das práticas corporais do esporte na antiguidade até a sua evolução nos dias atuais. O presente trabalho tem cunho qualitativo descritivo do tipo relato de experiência da disciplina de Aspectos históricos da Educação Física I do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia UNEB – Campus X. Para isso, foi proposto uma elaboração de um teatro, em que tivemos que elaborar um roteiro, cenário e figurino, em que cada grupo ficou responsável por identificar o surgimento de uma fase da história das práticas corporais, afim de compreender o assunto através de uma forma dinâmica. Sendo assim, a turma foi dividida em quatro grupos, com o prazo de 30 dias em média para elaboração do trabalho. Ao falarmos sobre Educação Física e esporte, ressalta-se que sempre tiveram ligados a interesses políticos, o estado e instituições sociais (SIGOLI; ROSE JUNIOR, 2008). O esporte surgiu na antiguidade, por meio de instituições militares e até mesmo religiosas, em que desenvolviam práticas atléticas através de simulações de combate, caça e rituais religiosos (SIGOLI; ROSE JUNIOR, 2008). Para representar a pré-história os estudantes universitários demonstraram as habilidades motoras básicas desenvolvidas naquela época que tem relação com os esportes modernos, pois o homem primitivo, na luta pela sobrevivência, já caminhava, saltava e corriam longas distâncias na busca de conseguir o seu próprio alimento (RAMOS, 1982). A partir dos meios de sobrevivência, junto á disputa pela caça, além de se locomover de uma região a outra constantemente. Diante disso as condições físicas eram ótimas, pois estavam sempre em movimento. Os estudantes também apresentaram a Grécia Antiga, em que as guerras e disputas territoriais eram frequentes, por isso durante a época escolar os jovens eram preparados através de práticas atléticas voltadas ao militarismo para esses combates. A partir disso, foi demonstrado que os jogos gregos tinham predominância religiosa onde faziam homenagens aos Deuses do Olímpio (GODOY, 1996). Os Jogos Olímpicos tinham a importância de celebrar a paz entre os povos gregos, eram realizados em Olímpia, além dos jogos havia inúmeras cerimônias religiosas, sacrifícios, tudo para honrá-la o Deus supremo dos gregos, só podiam participar dos jogos os homens livres e de origem grega, filho legitimo não ser culpado de crime de morte, irreverência com a religião entre outros motivos, já as mulheres, exceto as solteiras eram proibidas de assistir aos jogos (RAMOS, 1982). Já em Roma, foi a Política de Pão e Circo que era o modo como os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. (SIGOLI; ROSE JUNIOR, 2008). Em 1894, ocorreu na Universidade de Sorbonne um grande congresso esportivo sob a organização do Barão de Coubertin, o congresso abordou o anúncio oficial da restauração dos Jogos Olímpicos, a discussão sobre amadorismo e profissionalismo. Por ocasião do congresso foi definida para 1896, em Atenas, a realização da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (SIGOLI; ROSE JUNIOR, 2008). Diante dos fatos pesquisados, o estudo foi de grande relevância, pois através da disciplina os alunos puderam se familiarizar com o contexto histórico da mesma, compartilhando suas opiniões e experiências vivenciadas no decorrer do trabalho, na busca de formar profissionais preocupados com a história da educação física.

Palavras-chave: História; Educação Física; Esporte.

REFERÊNCIAS

GODOY, L. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. São Paulo, Editora Nova Alexandria, 1996.

RAMOS, J.J. Os exercícios físicos, na história e na área: do homem primitivo aos nossos dias. I Ed. São Paulo: IBRASA, 1982.

SIGOLI, Mário A.; ROSE JUNIOR, Dante. A história do uso político do esporte. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 12, n. 2, p. 111-120, 2008.

TUBINO, Manoel José Gomes T885, Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação – Maringá, Eduem, 2010.

Palavras-chave


História; Educação física; Esporte.

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