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DANÇA E AS CULTURAS INDÍGENAS: SEUS SÍMBOLOS E INTERFACES NO CORPO INDÍGENA DANÇANTE
Stephany Castro Freitas, Cecília Nunes Silva

Última alteração: 2018-08-28

Resumo


Pensar sobre a construção de saberes a partir da cultura das práticas corporais no Brasil implica, inevitavelmente, na compreensão da multiplicidade de elementos culturais provenientes dos desdobramentos do processo de modernização global e de fatores contemporâneos relacionados às mudanças comportamentais no âmbito das sociedades. Nesse contexto, refletir sobre cultura(s) está atrelado à noção de grupos que compartilham costumes ora mais ora menos tradicionais ligados a referenciais étnicos, estéticos, religiosos, etc. Neste estudo, iremos destacar as culturas dos povos indígenas, que guardam semelhanças e distinções numa complexa rede de usos e apropriações peculiares a cada etnia e aldeia. Dessa forma, o presente trabalho, trata-se de um projeto de pesquisa em andamento do curso de especialização em Ensino de Dança , no qual, tem por escopo analisar e relacionar o aporte teórico que tematiza a dança, bem como, a(s) representatividade(s) e interfaces do corpo dançante em aldeias indígenas. Para o desenvolvimento do estudo, será realizado a catalogação e levantamento de material teórico por meio de uma pesquisa do tipo bibliográfica (MARCONI; LAKATOS, 2003). Assim, será optada a seleção de estudos realizados no período de 2000 a 2018 no qual, utilizaremos como fontes o portal de teses e dissertações da CAPES e três revistas da Educação Física. No segundo momento, iremos filtrar os materiais através de seus títulos bem como, leitura dos resumos a fim de selecionar os que dialogam de forma direta com os temas para análise aprofundada. Nesse processo, o esforço será para que possamos perceber o que está em cheque atualmente sobre o tema - dança e corpo indígena - e suas lacunas. No processo de levantamento de referencial teórico, pudemos perceber que a implementação da lei 11.645/08 repercutiu no crescimento das publicações sobre a temática em diversos campos de conhecimentos. Essa constatação é obtida por meio de análise do número de trabalhos depositados nas fontes indicadas a partir do ano em que as leis tornaram obrigatória a inclusão do ensino e temática da cultura indígena, afro-brasileira e africana na Educação Básica (BRASIL, 2008). Por fim, se faz necessário ressaltar que este trabalho visa corroborar para difusão e protagonismo das culturas tradicionais e diversas, incentivando a produção de estudos sobre a temática cultura indígena .

Palavras-chave


dança indígena; culturas indígenas; corpo indígena.

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