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LAPIDANDO CIDADÃOS POR MEIO DO TÊNIS: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO SOCIAL COM A METODOLOGIA DA TÊNIS+
Vinicius do Carmo Fontana, Mariana Zuaneti Martins, Alessandro Garbin

Última alteração: 2018-08-29

Resumo


Introdução: O Ensino do tênis para crianças e jovens no Brasil, no que tange aos métodos e abordagens de ensino utilizados na iniciação e formação de novos jogadores, tem mudado de maneira considerável nos últimos anos. Além disso, a criação de projetos sociais ligados a este esporte, usando-o como forma de inserção social de indivíduos em situação de vulnerabilidade social, tem também crescido rapidamente em nosso país (STIGGER; THOMASSIN, 2013). E o Projeto Tênis – Lapidando Cidadãos, da cidade de Vacaria/RS, combina ambos os aspectos citados acima: utiliza uma nova e moderna maneira de ensinar o tênis – o “Programa Tênis+” – bem como se utiliza do aspecto moral, ético e relativo a inteligência emocional do esporte, para impactar positivamente na formação de crianças e jovens da comunidade local. Objetivo: Considerando este cenário, o objetivo deste trabalho é realizar um relato de experiência sobre utilização do programa tênis + para a iniciação e formação de tenistas, num contexto de projeto social que visa à educação e transformação através do esporte. Desenvolvimento: O Projeto Lapidando Cidadãos, da cidade de Vacaria/RS, iniciou suas atividades em Janeiro de 2017, e atualmente já conta com cerca de 300 participantes. Este visa contribuir com a comunidade local na busca de um impacto positivo na formação de jovens cidadãos, utilizando-se para da prática esportiva como um contexto para ensinar valores, preceitos morais, éticos, psicossociais e emocionais. Estes valores são trabalhados, todavia, sem perder de vista a qualidade do ensino técnico-tático específico do esporte. A proposta é que a participação no projeto contribua para que os alunos possam desenvolver sua capacidade de jogo de tênis, tanto para aqueles que podem desejar investir futuramente na carreira de atletas, quanto em outras oportunidades de vida ligadas ao esporte (professores, treinadores, árbitros, estudar com bolsa em universidades americanas através do tênis). Para tanto, buscando uma maior qualidade pedagógica no ensino do tênis para essa população, a partir de Julho de 2017, o projeto passou a utilizar o Programa Tênis + no planejamento e execução das aulas. Essa metodologia, caracterizada por uma abordagem de ensino que possui um enfoque mais global, conduzindo as aulas através de conteúdos tático-técnicos, motores e psicossociais mais abertos, e em conformidade com as principais teorias pedagógicas contemporâneas que se opõem ao método de ensino tradicional e ao tecnicismo, trouxe claramente uma grande motivação, um maior entendimento e envolvimento com o esporte por parte dos alunos, bem como também uma evolução técnica e tática específicas do tênis bastante qualificada. Isso porque o método citado busca organizar as aulas em turmas maiores (entre 8 e 14 alunos por horário), usando variações de atividades que contribuem com uma maior riqueza no aprendizado motor e tático dos alunos (jogos esportivos coletivos, jogos de tênis, exercícios técnicos específicos e atividades coordenativas diversas), além de utilizar uma comunicação e organização de materiais mais lúdica e motivante, tornando o ambiente mais propício ao aprendizado aliado ao divertimento. Dessa forma, usando-se também de torneios de iniciação ao tênis, eventos de confraternização e avaliações semestrais para a evolução de nível, a presença do Programa Tênis + no dia a dia das aulas do projeto tem feito com que os alunos desenvolvam sua capacidade de jogo rapidamente, mas também se tornando grandes entusiastas e amantes do esporte. Conclusão: No caso da utilização do Programa Tênis + nas aulas do Projeto Tênis – Lapidando Cidadãos, percebeu-se grande sucesso com relação à motivação, entendimento do jogo, e qualidade do desenvolvimento das técnicas e táticas específicas do esporte. Contribuindo assim, para seguir desenvolvendo de forma consistente as atividades do projeto a médio e longo prazo.

Palavras-chave


Metodologia; Esporte; Tênis; cidadania.

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