Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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LUTAS: DESAFIOS POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Dionny Felipe, Marli Quimquim, Roberto Santos Da Silva, Eduardo Leiria Mattos, Romario Guimarães Franca

Última alteração: 2018-09-10

Resumo


As lutas, como prática corporal, estão presentes nos principais acontecimentos históricos da vida do homem e eram utilizadas como ferramenta de defesa e ataque na luta pela sobrevivência. O desenvolvimento do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física é algo quase escasso na prática pedagógica dos professores, mesmo sendo um componente curricular obrigatório. Desta forma, a pesquisa visa discutir os possíveis desafios encontrados para o desenvolvimento do conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. É preciso possibilitar que os alunos tenham vivências das Lutas para que possam refletir criticamente sobre essas práticas. Para podermos apreender a pertinência de entender e desenvolver o conteúdo de Lutas nas aulas de Educação Física, devemos reforçar a concepção de Mauri (2001) de que toda atividade humana é medida pela incorporação de símbolos e signos com significados culturais. Desta forma, segundo o autor, as lutas são parte integrante e constituinte da cultura corporal dos seres humanos e, por isso, deve ser ensinada na escola, principalmente nas aulas de Educação Física. Porém, são muitos os obstáculos encontrados para trabalhar tal conteúdo, dentre eles, a falta de conhecimento, pois como afirma Rosário e Darido (2005), muitos conteúdos não são ministrados nas aulas de Educação Física porque os professores não se sentem seguros em desenvolvê-los, por não os dominarem ou se julgam despreparados para ensiná-los, além disso, há resistência por parte dos alunos às atividades que fogem dos tradicionais esportes coletivos. O professor deverá ter clareza e buscar meios para desenvolver tal conteúdo de forma sistematizada, além de conhecer suas potencialidades educativas para incorporar a perspectiva de que as lutas são uma manifestação da cultura corporal para que, seus os alunos, possam vivenciá-las de modo que adquiram sentido e significado no seu processo de formação. Além disso, deve buscar formas de ressignificação de alguns preconceitos com relação à prática deste conteúdo. A partir do que foi apresentado é possível analisar a realidade encontrada na Educação Física escolar da rede municipal de São Mateus com relação ao conteúdo Lutas. Durante a pesquisa foi utilizado um questionário in loco, a fim de investigar como o conteúdo de Lutas está sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Foram selecionadas 8 (oito) escolas próximas do centro da cidade de São Mateus, Norte do Espírito Santo. 13 (treze) professores responderam às 7 (sete) questões (abertas e fechadas) do questionário semiestruturado. O estudo evidenciou que as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física encontram muitas adversidades, tais como: a falta de material, formação acadêmica carente e insegurança relacionada ao domínio do conteúdo, porém, os professores consideram o conteúdo de extrema importância para a formação integral do aluno. que revela também uma necessidade de uma formação continuada ao conteúdo. As Lutas, enquanto conteúdo da Educação Física escolar, possuem várias possibilidades pedagógicas que precisam ser exploradas pelos professores a partir de uma sistematização do conteúdo, para que o aluno possa vivenciar tal manifestação corporal de forma que contribua com o seu processo de formação, ou seja, que possibilite entender, refletir, criticar e intervir na realidade que o cerca.

Palavras-chave


Lutas. Educação Física. Anos finais do Ensino Fundamental.

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