Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho da fonte: 
O Atletismo na Escola: Revelando Campeões
Rosicler Teresinha Sauer, Nilcéia Aparecida Campos

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


A proposta desta experiência pedagógica foi compreender qual a percepção dos estudantes do Ensino Médio, em uma escola pública da rede federal, sobre o conteúdo atletismo e quais seriam os impactos após a intervenção com metodologias motivadoras, diversificadas e inovadoras. Para tanto, buscou-se promover o atletismo escolar por meio de pesquisas, atividades lúdicas e criativas.
Os estudos de Sousa, Mesquita e Bomfim (2010) sobre as práticas docentes desenvolvidas com o tema “atletismo nas escolas”, apontam a aceitação do conteúdo por parte dos estudantes, no entanto se deparam com problemas quanto a inexistência de materiais e infra-estruturas adequadas para a prática desse esporte, não se diferem de problemas relacionados a qualquer outro conteúdo para a prática da educação física.
Compreendendo que a prática esportiva na escola proporciona a socialização, integração e inclusão dos estudantes, em especial o atletismo é uma modalidade que pode contribuir para que esses quesitos sejam atingidos por possuir regras simples, de aprendizagem fácil e rápida, também por considerar esse esporte como um dos mais acessíveis para a iniciação desportiva, devido as suas ações serem naturais ao ser humano. De acordo com Ramirez (2007) o atletismo é a base para o desenvolvimento de todos os esportes, devido aos exercícios de correr, saltar, arremessar e lançar também aprimora a coordenação motora. No entanto, o atletismo geralmente é trabalhado como base para outros esportes, e é quase sempre deixado em segundo plano, comprometendo assim qualquer possibilidade de seu conhecimento (MATTHIESEN, 2007). Entendemos que o atletismo como iniciação esportiva é muito importante em todas as etapas da educação básica, gerando integração e formação de cultura, para o processo de ensino-aprendizagem deve estar fundamentado em princípios pedagógicos e didático-metodológicos (REVERDITO; SCAGLIA, 2009).
Assim, buscamos tratar o atletismo não apenas nos seus aspectos de competição, mas como processo de ensino-aprendizagem de forma recreativa e cooperativa. Nessa experiência, tivemos a preocupação de proporcionar aos alunos o conhecimento dos movimentos próprios da modalidade, bem como incentivar a pesquisa e a confecção dos implementos das diferentes provas do atletismo. A experiência pedagógica se deu em uma unidade (bimestre) escolar, com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, com aproximadamente 36 estudantes. De acordo com os resultados das diferentes provas (salto em distância, corrida de 100 e 200m, 1.500m, 3.000 m, lançamento de dardo e arremesso de peso), foram selecionados 08 estudantes para participarem da competição que a rede federal promove a nível estadual, a qual classifica para a etapa regional e por fim a nacional. Na primeira etapa, tivemos um resultado de 6 estudantes/atletas que foram campeões nas provas que competiram. Com essa experiência, evidencia-se que as provas de atletismo exigem habilidades que os estudantes já carregam em suas experiências motoras e que apenas precisam ser despertadas pelos profissionais da área. O conteúdo foi apresentado de maneira que abrangeu as dimensões educacionais do atletismo, porém como a instituição em que se deu o campo empírico dessa experiência pedagógica, participa de competições extra-escolares, abordamos também a dimensão do esporte educacional. Apontamos as diferenças entre o objetivo de sua prática na escola e nos clubes. Porém, adotamos uma metodologia que desenvolveu o interesse dos estudantes em praticar as provas em busca de rendimento, notamos que os objetivos da aquisição do conhecimento e da competição se sobrepõem, visto que as competições são muito atraentes nessa fase escolar.
Nesse sentido é de suma importância que o atletismo no âmbito escolar seja trabalhado de forma dinâmica e lúdica para motivar a participação dos estudantes e contribuir para a difusão dessa modalidade promovendo mudanças quanto a seleção de conteúdos a serem tratados no Ensino Médio.

Palavras-chave


atletismo; ensino médio; esporte educacional

Texto completo: PDF