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PROJETO SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Flaviele Fagundes Ribeiro, Adrielle Lopes de Souza

Última alteração: 2018-09-04

Resumo


Trata-se de um relato de experiência que reflete sobre os significados atribuídos ao projeto social - Patronato Santa Maria, no município de Manhumirim- MG. Tal projeto pertence a uma Organização Não Governamental (ONG), prestando atendimento às crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. No projeto são realizados trabalhos desenvolvidos através de oficinas, sendo elas tanto da área de conhecimento da Educação Física, como: esportes, danças, jogos e brincadeiras, como também oficinas de artesanato, biblioteca, música, rádio, dentre outras. Assim, o presente estudo tem por objetivos: analisar o significado da existência deste projeto social e como é possível atender aos objetivos que regem a tipificação de desenvolvimento de projetos sócia, tendo como relevância o seu real significado de contribuir de forma positiva para o desenvolvimento dos usuários que recebem o nome de atendidos, para que possam compreender criticamente o mundo que vivem. As vivências ocorreram numa atuação de três anos como Educador Social, num serviço de convivência e fortalecimentos de vínculos com crianças e adolescentes. É de conhecimento a existência de inúmeros problemas sociais, tais como as drogas, a violência, mas um problema maior que estes é a falta de valores humanos, por isso é necessário destacar que é dever do município, escolas, instituições como o Patronato, para que haja a solução dos problemas sociais enfrentados. Existem leis como o Estatuto da criança e do adolescente (ECA), a tipificação nacional de Desenvolvimento dos Projetos Sociais e a própria Instituição que possuem um plano de trabalho que diz: “dentre as oficinas, compreendem-se atividades formativas, práticas esportivas, de dança, culturais, brincadeiras, passeios e momentos de lazer necessários ao desenvolvimento das crianças e adolescentes.” Um dos pontos positivos deste projeto é atuar se embasando nas leis, para assim fornecer um melhor atendimento. Há também o planejamento semanal, onde se planeja nas segundas feiras o que será realizado, avaliando também a semana que retrocedo e se faz também a avaliação de frequência, para evitar casos de evasão. Mas um papel fundamental dentro do serviço é o apoio familiar, pois só assim é possível alcançar o sucesso, sendo que não é só dever da instituição em si, mas da família, da comunidade. Embora a realidade aconteça de forma totalmente fora do padrão, não há um interesse familiar, por exemplo, de estar presente no serviço nas reuniões de pais, ou em outras circunstâncias. Diariamente diversos desafios surgem, tornando uma luta árdua, uma vez que há falta de interesse dos assistidos para a realização das oficinas, indisciplina, bullying. Segundo Barroso e Darido (2009) é preciso pautar na formação dos alunos constantemente o exercício da cidadania, não é só realizar as habilidades, mas também aspectos que contribuem para a formação do educando, como a convivência em grupo, o questionamento, a discussão e construção de regras, entrar em contado com situações desafiadoras, ter a compreensão das próprias ações, é necessário a vivência prazerosa. Barroso e Darido (2009) apud Mesquita (2006) enfatizam que a socialização esportiva, a participação ativa e o caráter cooperativo dos participantes na organização das tarefas, com distintas funções e responsabilidades, são essenciais para o respeito às diferenças individuais, propiciando uma igualdade de possibilidades, destacando que o processo de aprendizagem não tem como referência exclusiva a competência motora, mas sim, todo um comportamento ético e social dos educandos. Diante disso se destaca a relevância de desenvolver nas oficinas os valores humanos, contribuindo de forma construtiva para a formação de cidadãos, considerando os aspectos éticos e morais. Conclui-se que os projetos sociais são essenciais nos tempos atuais para desenvolver valores humanos e contribuir para a formação de humanos melhores.

Palavras-chave


Projeto Social, Valores Humanos