Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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A Educação Física no currículo integrado: realidade e possibilidades
Rosicler Teresinha Sauer, Maria Cecília de Paula Silva

Última alteração: 2018-09-01

Resumo


Essa pesquisa está inserida em um contexto de problemáticas que discutem as relações de trabalho e educação em defesa da emancipação humana. Temos como objetivo geral dessa pesquisa compreender e analisar as contradições, limites e possibilidades na implantação do Currículo Integrado e as implicações no trabalho pedagógico da Educação Física, tendo como base o Projeto Pedagógico Institucional de uma instituição federal. Para tanto foi necessário analisarmos a reforma da educação profissional e tecnológica, especificamente a integração entre o ensino médio e a educação profissional, partindo da sua legislação específica. Também contextualizamos a Educação Física como componente curricular na busca de compreender os elementos essenciais para a construção da proposta curricular. Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem crítica. O recorte temporal é o tempo presente, este se justifica pela escolha do objeto a ser estudado que está em plena construção. Encontramos suporte teórico metodológico na história do tempo presente, a qual coloca o pesquisador como contemporâneo de seu objeto, assim como abre novas possibilidades de pesquisas de outros períodos da história. Para buscar compreender as incertezas e os desafios que permeiam essa temática tratamos a caracterização da Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia: Para Além da Formação Técnica? Neste capítulo apresentamos a estrutura da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica e a do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia abordamos as relações entre o mundo do trabalho e as reformas da educação profissional e as implicações na formação humana, bem como apontamos os desafios para o ensino profissionalizante integrado ao ensino médio. Também fora discutido o Currículo Integrado, o Trabalho como Princípio Educativo e o Projeto Político Institucional da instituição de ensino investigada, para tanto discutimos a trajetória dos currículos escolares, as tendências e desafios, no sentido de esclarecer as principais influências nos currículos das escolas. Em sua trajetória são discutidas questões políticas, culturais e sociais, entre outros aspectos que envolvem os currículos e apresentamos algumas possibilidades para uma formação emancipatória. Também buscamos a compreensão do papel da Educação Física no currículo integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia e as contribuições do Projeto Político Institucional, vislumbrando as possibilidades para a construção de uma proposta curricular da área. Para tanto aprofundamos a discussão tratando do Currículo da Educação Física em uma perspectiva sócio-histórico, na busca de compreender algumas nuances que permeiam a relação da Educação Física na formação humana ao longo da história da educação brasileira e compreender essas relações no interior da organização do trabalho pedagógico da Educação Física e o currículo integrado. Abordamos a Educação Física e os desafios da (re) organização do currículo integrado: um caminho em construção, consta a apresentação e análise sobre a Educação Física que temos na instituição e a que queremos construir. A coleta de dados foi realizada por meio de depoimentos adquiridos da gravação e transcrição do I Encontro de Professores de Educação Física da instituição investigada. Dessa forma foi possível um diálogo com a síntese sobre a Educação Física que se tem em cada Campus e apontar as perspectivas. Nesse sentido foram realizadas análises do documento construído pelos professores em um grupo de trabalho que tratou da proposta curricular da Educação Física da instituição pesquisada e uma análise profícua do Projeto Pedagógico Institucional. Nessa perspectiva o I Encontro de Professores de Educação Física dessa escola pode ser considerado como um espaço ímpar na construção de novos caminhos para a Educação Física nessa Instituição.

Palavras-chave


Educação Física; Educação Profissional; Projeto Político Institucional; Formação Emancipatória

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