Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho da fonte: 
POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO NO ÂMBITO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA: AS AÇÕES DOS/AS PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FíSICA
Bianca Souza Pitanga de Freitas, Erineusa Maria da Silva

Última alteração: 2018-08-31

Resumo


Este estudo, em andamento, objetiva pesquisar e compreender as ações das professoras de Educação Física em relação às políticas públicas de gênero para a educação no âmbito educacional do município de Vila Velha. Especificamente busca investigar as ações em relação as políticas alinhadas com a vertente denominada Ideologia de gênero. O estudo se ancora nos estudos de Bourdieu (1996; 2002; 2005) para discutir as ações das professoras e professores a luz da noção de habitus e de campo social; nos estudos de Chauí (2001) para a compreensão do conceito de ideologia e de Scott (1995) para discutir a noção de gênero. O movimento feminista, a partir do século XX, mais fortemente nos anos 60 e 80, juntamente com outros setores de luta, ascende na busca pela desnaturalização de hierarquias e desigualdades de classe, etnia e gênero. Fixada principalmente na família e na igreja engrendra-se na sociedade uma "ordem compulsória" baseada na natureza biológica - imutável, intacta, perfeita, coerente, que ignora o campo social e arraiga sexo, gênero e desejo numa heteronorma, iniciando uma forte ação conservadora de impedimento do avanço do debate de gênero. Nesse contexto, nasce a "Ideologia de Gênero", estratégia articulada entre setores conservadores, visando distorcer para deslegitimar a luta no campo do gênero disseminando a ideia de que a "ideologia de gênero” é a "a ausência do sexo desde o nascimento até sua decisão sobre por qual deles “optar”: masculino ou feminino”. Diante do exposto, como mulher, de identidade feminista, envolvida/preocupada em discussões emanadas das categorias que sofrem opressão e licencianda, vi-me tocada em pesquisar como o Estado vêm tratando do assunto em nível educacional e como as professoras, em específico, da Educação Física, vêm sendo orientadas à tratarem sobre tema. Porém, não apenas pela motivação pessoal, mas também por compreender a "[...] necessidade de desenvolvimento de estudos científicos que revelem os caminhos/descaminhos perpassados pelas políticas de gênero a partir de uma importante instituição social que é a educação escolar e suas trabalhadoras" (SILVA, 2017, p. 19). A pesquisa, de cunho quantiqualitativo e com características de pesquisa exploratória, integra uma pesquisa mais ampla e interinstitucional (Ufes/Estácio) intitulada “Gênero, sexualidade e ideologia: as políticas públicas educacionais e as ações dos/as professores/as na microrregião da Grande Vitória/ES. Ademais, a pesquisa envolve outras pesquisadoras de outros campos da licenciatura e abarcando outros municípios além de Vila Velha (Cariacica, Viana, Vitória e Serra) e também atores sociais como Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e Sindicato dos/as trabalhadores/as em educação pública do Espírito santo (Sindiupes). O estudo tem sido conduzido de forma processual ao longo do ano de 2018 por meio de recolhimento de dados, por meio de ferramentas online e de entrevistas à agentes das Secretarias de Educação dos municípios envolvidos buscando leis ou projetos do estado e municípios que apresentem encaminhamentos/orientações em relação ao trabalho de gênero na escola. Além disso, nessa etapa estamos realizando vasta revisão bibliográfica a respeito do objeto da pesquisa no sentido de compreender como o movimento denominado de “ideologia de gênero”, criado entorno e no enfrentamento a ascensão no debate de gênero, tem influenciado a escola e as professoras.

Palavras-chave


: políticas educacionais; estudos de gênero; ideologia; educação física.

Texto completo: PDF