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AS RELAÇÕES ENTRE CORPO GÊNERO NA ESCOLA
Kelly Cristiny Martins Evangelista

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


As relações de gênero fazem parte da constituição humana, da existência humana, apresentam-se na sociedade e na escola. Ao tratar as relações de gênero, diversos autores apresentam constatações que nos remetem à reflexão, especialmente no que se refere as desigualdade entre os sujeitos. O trabalho pretende apresentar algumas cenas escolares relacionadas às questões de gênero presentes em uma escola de Goiânia. Para isso buscamos: observar como o controle do corpo está presente na escola e como aparecem as relações de gênero nas aulas de educação física. A pesquisa ocorreu em quatro turmas do ensino fundamental de uma escola estadual, em novembro de 2015. Os instrumentos utilizados foram: observação e anotações de campo. Os resultados demonstraram que intervenção pedagógica não foi eficiente para enfrentar os desafios que as concepções generificadas de corpo e de atividades corporais. O espaço escolar reproduziu valores culturais de exclusão dos mais fracos, lugar de controle dos corpos dos menos habilidosos e das meninas, refletindo práticas sociais sexistas. É fundamental que esse modelo dualista de ser humano seja superado, para que possamos lograr experiências democráticas, onde as diferenças limitem o acesso aos bens, é essencial entender que todos os sujeitos possuem os mesmos direitos. As considerações apontam que a escola é um local de vigilância continua dos corpos, contribuindo para a formação exclusão daqueles que divergem das padronizações impostas pela cultura e sociedade.


Palavra-chaves: Corpo. Gênero. Controle. Escola.