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O LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO - EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARANÁ EM CONSONÂNCIA COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: É POSSÍVEL FOMENTAR RUPTURAS?
Naiá Márjore Alves, Roberta Alves Silva

Última alteração: 2017-01-23

Resumo


Este artigo tem o intuito de apresentar a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) enquanto propulsora de possibilidades transformadoras para a Educação Física. Pretende-se, com este estudo, estabelecer relações entre esta concepção pedagógica e o Livro Didático Público de Educação Física do Estado do Paraná (LDP-EF) e elencar os limites e possibilidades do LDP-EF para a consolidação dos objetivos propostos pela PHC dentro do contexto da Educação Física. Trata-se de uma pesquisa crítico-dialética, a tipologia por objetivos é compreensiva, a tipologia por delineamento é bibliográfica e a abordagem é qualitativa. A partir deste estudo, entendemos que é possível fomentar rupturas a partir da utilização do LDP-EF em consonância com a PHC.