Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, I Encontro de Políticas Públicas, Esporte e Lazer e II Jornada Rede Cedes Goiás.

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO PUBLICADOS NA REVISTA MOVIMENTO
Anegleyce Teodoro Rodrigues, Cecília Augusta Rodrigues

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


Vivemos no contexto atual um grande desafio para a Educação Física como componente curricular do Ensino Médio. Com a medida provisória n. 746, de 22 de setembro de 2016, que, dentre outras deliberações, retira a obrigatoriedade da Educação Física do Ensino Médio, até então prevista pela LDB, n. 9394/1996, torna-se ainda mais relevante o levantamento da produção do conhecimento acerca desse tema. O objetivo dessa pesquisa é identificar e compreender como a Educação Física no Ensino Médio é abordada pelas pesquisas publicadas em um periódico científico importante para a área, a Revista Movimento. O critério de escolha dessa fonte de pesquisa foi em função de sua classificação A2 pelo Qualis/ Capes e por publicar estudos do campo da Educação Física escolar. Foi realizado um levantamento dos artigos publicados neste periódico desde a sua primeira edição, em 1994, tendo sido identificado 21 artigos que atendem aos critérios da investigação. Para análise dos mesmos construímos uma ficha de leitura que identificou as seguintes informações: 1) ano de publicação; 2) título do trabalho; 3) autores; 4) instituição de origem do campo de pesquisa; 5) localização dos termos de pesquisa (no título e no resumo); 6) palavras chave; 7) referencial teórico; 8) temática central; 9) problema apresentado; 10) objetivo geral; 11) objetivos específicos; 12) metodologia de pesquisa 13) análise de dados; 14) principais conclusões; 15) concepções. Até o presente momento conseguimos fazer o levantamento de parte dessas informações em seis artigos. Quanto ao ano de publicação foram encontrados os seguintes números: 1996 (1); 2000 (1); 2003 (1); 2006 (2); 2008 (2); 2011 (1); 2014 (3); 2015 (4); 2016 (4 até o mês de junho). Esses dados evidenciam que há um pequeno aumento de publicações que abordam o tema, especialmente a partir de 2014. Quanto ao título, palavras-chave, resumo e a temática central foram identificados categorias relacionadas à: aprendizagem de tarefas motoras (1996); ensino noturno (2000); crenças do professorado de EF (2003); gênero e coeducação (2006); imagem e ação (2006). Quanto às instituições nas quais as pesquisas foram desenvolvidas, a maior parte em escolas públicas das redes estaduais (RS, PR, RJ, SP). Quanto ao tipo de pesquisa prevalecem as pesquisas de campo: estudo de caso, pesquisa participante, etnografia, qualitativo/descritivo, pesquisa-ação. As conclusões dos trabalhos em uma análise prévia apontam problemas e necessidade de soluções no que se refere a: falta de espaço e materiais pedagógicos adequados para as aulas, necessidade de formação continuada de professores, desmotivação e interesse dos alunos em determinadas práticas de acordo com a realidade do estudante do Ensino Médio.