Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, I Encontro de Políticas Públicas, Esporte e Lazer e II Jornada Rede Cedes Goiás.

Tamanho da fonte: 
(RE) ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: AS PERCEPÇÕES DE PESSOAS QUE TIVERAM BAIXA ADESÃO A UM CAPSad.
Elizabeth Campos Silva

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


O uso de drogas é uma pratica milenar na humanidade. O homem sempre consumiu substâncias psicoativas em diversas culturas e diferentes épocas, seja para fins religiosos, terapêuticos e/ou recreativos sem necessariamente constituir um problema social ou imaginar que poderia estar caminhando para um processo de adoecimento, algo que passa a ser objeto de estudo e discursão em âmbito internacional nas últimas décadas de forma crescente.
Em termos gerais, os usuários justificam o uso abusivo de substâncias psicoativas, sejam elas licitas (álcool) ou ilícitas (outras drogas), com argumentos como: fuga dos problemas pessoais, aspectos socioeconômicos, socioculturais, psicológicos e biológicos.( MONTEIRO et al.,2010). O uso abusivo de substâncias psicoativas pode acarretar danos irreversíveis na vida e na saúde dos usuários. No contexto social, o individuo pode sofrer sérios prejuízos financeiros, trabalhistas, chegando a causar prejuízos também no âmbito familiar, perdendo o respeito a confiança de pessoas próximas, amigos colegas de trabalho colocando em risco a própria vida e/ou de outros cidadãos, os prejuízos causado à saúde podem ser irreversíveis, podendo chegar à óbitos.( MONTEIRO et al; 2010)
Objetivamos analisar a percepção de usuários de substâncias psicoativas que tiveram baixa adesão ao tratamento em um CAPSad sobre a sua (re)organização de vida. E também comparar a organização de vida atual com a do período em que estiveram no CAPSad de usuários de substâncias psicoativas que tiveram baixa adesão ao serviço. Analisar a percepção das pessoas que tiveram baixa adesão ao CAPS ad durante 2015 sobre suas condições de vida no que tange aos seguintes aspectos: relações familiares, trabalho, lazer, relações afetivas, amizades, relação com a substancia psicoativa e condições gerais de saúde.Compreender por que as pessoas deixaram de frequentar o CAPS ad. Estimular o reestabelecimento do vínculo entre os usuários e o CAPS ad. Vislumbrar potenciais articulações intersetoriais de cuidados para o CAPS ad. Adotamos a pesquisa qualitativa como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa que para FLICK( 2009) é de particular relevância ao estudo das relações sociais devido a pluralização das esferas de vida. As coletas dos dados ocorreram da seguinte forma: informações disponíveis em prontuários e entrevistas semi- estruturadas.A analise dos dados será conduzida de forma a estruturar categorias que expressem considerações analíticas para a pergunta da pesquisa.