Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, I Encontro de Políticas Públicas, Esporte e Lazer e II Jornada Rede Cedes Goiás.

Tamanho da fonte: 
UMA ANÁLISE SOBRE A RECREAÇÃO NO SESC FAIÇALVILLE
Elton José de Camargo, Humberto Luís de Deus Inácio

Última alteração: 2017-01-23

Resumo


UMA ANÁLISE SOBRE A RECREAÇÃO NO SESC FAIÇALVILLE

Elton José de Camargo
Dr. Humberto Luís de Deus Inácio


1 INTRODUÇÃO
Este estudo foi realizado no decorrer do ano de 2016, no Serviço Social do Comércio – SESC, na unidade do SESC Faiçalville, localizado na região sudeste da cidade de Goiânia, com a supervisão do Professor Doutor Humberto Luís de Deus Inácio, da Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Educação Física e Dança. Tendo com objetivo conhecer o trabalho desenvolvido no lazer e recreação da entidade, conhecendo os espaços e equipamentos de lazer disponível o objetivo e orientação do trabalho ali desenvolvido analisando a coerência entre teoria e prática.

PALAVRAS-CHAVE: Lazer, Recreação, SESC.

2 PESQUISA
Os instrumentos de pesquisa utilizados foram acompanhamento e observações da rotina do clube, observação das atividades de recreação e lazer realizadas durante os finais de semana, entrevista através questionários com o responsável pela recreação e recreadores do Sesc Faiçalville.
Alguns dos referenciais teóricos em que se basearam o acompanhamento e a pesquisa foram:
Documentos Gerenciais do Sesc, como: Diretrizes Gerais de Ação do Sesc, do Diretório Nacional do Sesc 2010, Módulo de Programação da Atividade de Recreação do Sesc 2007, Módulo de Programação do Lazer do Sesc 2010. Bem como alguns autores, como:

• Dicionário Crítico do Lazer: Christianne Luce Gomes (2004).
• Formação de Educadores e Educadoras para o Lazer: Saberes e competências: Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto.
• Lazer e Educação: Nelson Ribeiro Marcellino.
• O lazer do Trabalhador em um Contexto de Transformações Tecnológicas: Humberto Luís de Deus Inácio.

3 REFLEXÕES
A pesquisa vem sendo desenvolvida para a conclusão do curso de Educação Física e consiste em uma pesquisa exploratória traçando elos entre teoria e prática da recreação do Sesc Faiçalville, seguindo as seguintes etapas:
• Revisão da literatura do tema lazer e recreação.
• Um histórico do Sesc no Brasil no Estado de Goiás, os objetivos e metodologia de trabalho desenvolvido no Sesc Faiçalville.
• Coleta de dados, entrevistas e observações do trabalho desenvolvido no Sesc Faiçalville.
• Análise dos documentos gerenciais do Sesc sobre o lazer e a recreação como objeto de estudo.
• Apontar a correlação ou não, entre revisão da literatura sobre o tema lazer e recreação, os documentos da instituição e a prática desenvolvida no Sesc Faiçalville.

REFERÊNCIAS

GOMES, Christianne L. Verbete lazer - Concepções. In: Gomes, Christianne L. (Org). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.

INÁCIO Humberto. “UFSC - O lazer do trabalhador em um contexto de Transformações Tecnológicas – UFSC, 1997.

MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 2 ed. Campinas: Papirus, 1990.

PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Lazer: Fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiai, SP: ed. Fontoura, 2003.