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ANÁLISE DO EFEITO IMEDIATO DE JOGOS ELETRÔNICOS DE MOVIMENTO NO EQUILÍBRIO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Letícia de Castro Silva Monteiro, Ana Paula Salles da Silva

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


O equilíbrio é o alicerce da coordenação dinâmica global, tornando possível a distribuição do peso em relação a um espaço e a um tempo em relação ao eixo de gravidade. Da perspectiva pedagógica o equilíbrio corporal pode ser compreendido como valência física que faz parte de um conjunto de qualidades possíveis de serem desenvolvidas e experienciadas de duas maneiras distintas: de modo estático ou dinâmico. O equilíbrio estático é a capacidade de controle da oscilação postural na posição imóvel, enquanto que o equilíbrio dinâmico é a utilização de informações internas e externas associadas à ativação muscular com reação às perturbações de estabilidade. Estudos têm apontado que idosos e pessoas com paralisia cerebral que apresentam déficit de equilíbrio tiveram melhoras após intervenção com Jogos Eletrônicos de Movimento. Neste sentido, interessa-nos analisar o efeito imediato dos Jogos Eletrônicos de Movimento no equilíbrio de estudantes com Deficiência Intelectual. A análise de efeito imediato contribui para avaliar a viabilidade de um programa de intervenção para esta população. Para a avaliação do equilíbrio serão aplicados os testes da Escala de Equilíbrio de Berg. A intervenção será desenvolvida em dois tempos de 20 minutos com Jogos Eletrônicos de Movimento utilizando o Console Wii e a plataforma Balance Board, sendo aplicados os testes no início, entre e ao afinal das intervenções. Tem-se como hipótese de pesquisa que a prática dos jogos eletrônicos de movimento irá influenciar positivamente no equilíbrio dinâmico. Parte-se do pressuposto que o equilíbrio dinâmico pode ser mais desafiador para os estudantes pesquisados por exigir capacidades como a atenção, compreensão e planejamento motor, e que a prática lúdica com foco no equilíbrio proporcionada por estes jogos irá potencializar a capacidade de resposta às demandas externas.