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JOGOS ELETRÔNICOS DE MOVIMENTO, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Ana Paula Salles da Silva, Letícia de Castro Silva Monteiro, Fátima Solange Castillo Velásquez

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


A nossa sociedade vive um período de significativas mudanças com o avanço da tecnologia, alterando de forma profunda os modos de significar o mundo. As Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação produziram novos códigos de linguagem, novos sentidos e novas formas de interpretação exigindo uma nova forma de letramento, pois criaram-se novos cenários e não apenas gêneros, exemplos: sites, blogs, celulares, jogos eletrônicos. Os novos cenários apresentam novos códigos aos gêneros existem e criam novos gêneros. Nestes novos cenários os processos formativos acontecem de diferentes formas, mas nem todos têm acesso e mediação necessários para desenvolver as habilidades que a experiência digital requer, produzindo um novo abismo social, o da exclusão digital. Neste contexto as Escolas Especiais pautadas por princípios de autonomia e emancipação não podem ficar alheias a estas transformações. Nesta pesquisa interessa analisar as possibilidades de letramento digital por meio da experiência com os Jogos Eletrônicos de Movimento. Estão sendo realizadas intervenções semanais com Jogos Eletrônicos de Movimento que tematizam diferentes práticas corporais durante as aulas de Educação Física de uma Escola de Educação Especial. Os dados preliminares do projeto indicam que: os jogos despertam o interesse dos estudantes; quanto melhor o repertório motor dos estudantes melhor a interação deles com os jogos; a existência de uma dificuldade inicial em distinguir noções de profundidade e também de movimentação que difere do modo cotidiano; e que favorecem a memorização e transferência de aprendizagem de um jogo para o outro.