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JOGOS ESCOLARES DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (JIF): IMPACTOS NO CAMPUS CIDADE DE GOIÁS
Fernanda Cruvinel, Naiá Marjore Marrone Alves, Willian Batista Santos

Última alteração: 2017-01-23

Resumo


Este artigo se propõe a investigar os impactos da realização dos Jogos do Instituto Federal (JIF) no campus da Cidade de Goiás. Esta pesquisa se justifica diante da insuficiência de investigações sobre o assunto nesta instituição e os reflexos desta participação em âmbito local entre os estudantes que participaram e os que não puderam participar deste evento. Houve a aplicação de dois tipos de questionário: um para os que participaram e outro para os que não participaram do JIF. Estas questões foram analisadas no contexto das seguintes categorias: (1) aspectos gerais acerca da experiência de participação e não participação; (2) experiência com os aspectos esportivos; e (3) experiência com os aspectos sociais; A partir das análises decorrentes dos dados, destacou-se que foi possível, em partes, atingir os objetivos dos jogos, porém não livre de contradições vividas durante o processo, ainda fruto de uma tradição deste campo que se constitui no empirismo do saber fazer, da valorização da técnica, da tática, das habilidades físicas, e da condição morfofisiológica. O esporte adentra ao sistema educacional e acaba por instrumentalizar a Educação Física (EF) para atingir objetivos do próprio sistema esportivo, e não do sistema escolar.