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ESCOLARIZAÇÃO DA SEXUALIDADE NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA/GO: MEMÓRIAS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Aline Silva Nicolino, Maria José do Nascimento

Última alteração: 2017-01-23

Resumo


Este estudo conta parte da história sobre o curso de formação docente em educação sexual, promovido pela rede municipal de ensino de Goiânia/GO, referente ao período de 1990 a 2000. O objetivo é identificar quais saberes constituíram o processo de formação, a partir das memórias das/os profissionais que participaram dos cursos de formação, e analisar quais discursos tiveram maior reconhecimento científico. Para isso, propomos investigar os saberes e as estratégias produzidos sobre a sexualidade no contexto escolar, valendo-nos do levantamento da produção de materiais didático-pedagógicos, produzidos pelas/os participantes e do grupo focal.As análises mostram que os saberes de maior “prestígio” centravam na lógica do corpo biológico, por meio de prescrições de uma sexualidade “saudável”. As análises mostram, ainda, que a falta de registros e de arquivamentos das ações de formação realizadas com professoras/es sobre o tema, expõe a ausência de políticas públicas no campo da Educação em Goiânia.