Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, I Encontro de Políticas Públicas, Esporte e Lazer e II Jornada Rede Cedes Goiás.

Tamanho da fonte: 
As práticas corporais nas comunidades remanescentes de quilombos enquanto campo investigativo no âmbito do esporte e lazer.
Raimundo Nonato Assunção Viana

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


O presente texto decorre da pesquisa intitulada “Práticas corporais nos quilombos: elementos para construção de políticas públicas de Esportes e lazer em terras do Maranhão” Que tem como objetivo principal realizar levantamento das Práticas Corporais no âmbito do Esporte e do Lazer em comunidades quilombolas localizadas no município de Guimarães com vistas a elencar elementos que subsidiem a construção de Políticas Públicas de Esporte e Lazer que atendam interesses e necessidades peculiares a essas comunidades. A pesquisa supracitada está sendo desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede CEDES do Estado do Maranhão, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF), vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão. A pesquisa encontra-se no processo da revisão bibliográfica, nesse sentido apresentamos o Estado da Arte das produções científico-acadêmicas referentes a esporte e lazer em comunidades quilombolas no âmbito do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no período de dez anos, construindo um inventário descritivo sobre o tema visando caracterizar o objeto de investigação da pesquisa. Os resultados apontam para uma escassez de produção acadêmica pelo menos, no âmbito do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

PALAVRAS –CHAVE: Quilombola, Esporte e lazer, Produção de Conhecimento