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JOGOS ELETRÔNICOS DE MOVIMENTO E O ATLETISMO: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Flórence Rosana Faganello Gemente, Ana Paula Salles da Silva

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


Uma das principais dificuldades apresentadas pelos professores de Educação Física em trabalhar com a modalidade de atletismo na escola é falta de materiais didáticos. Isto ocorre em virtude de que a maioria das produções disponíveis está mais direcionada à formação de atletas e às práticas em pistas com o uso de materiais oficiais. Pensando em atender as demandas dos professores de Educação Física e considerando a importância da inserção e reflexão sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunição na escola este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas dos Jogos Eletrônicos de Movimento de Atletismo do Software Kinect Sports. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, de caráter exploratória. Os dados foram analisados a partir das técnicas da Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados apresentam possibilidades promissoras para o ensino do atletismo na escola enquanto instrumento pedagógico no que diz respeito: às noções de arbitragem, de regra e de organização da competição; ao conhecimento de setores onde ocorrem as provas; à visualização de implementos das provas; à inserção da mídia no universo esportivo; e a problematização das novas tecnologias para aferição de marcas e recordes. Destaca-se ainda que a presença da torcida no cenário de jogo contribui para a reflexão sobre a participação dos torcedores durante a realização das provas. Em relação às limitações do software analisado para o processo de ensino-aprendizagem destacam-se que não aborda todas as provas do atletismo e os movimentos realizados para jogar não se aproximam necessariamente das técnicas das provas de atletismo. Com base nos resultados consideramos que o Jogo Eletrônico de Movimento de Atletismo do Software Kinect Sports pode ser utilizado como material pedagógico que contribui com o processo de ensino-aprendizagem do atletismo na escola, além de possibilitar reflexões acerca da tecnologia na sociedade atual.