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PROJETO DE EXTENSÃO INICIAÇÃO INFANTIL EM ATLETISMO NA UFG
KLEYSON SÉZAR DOS SANTOS BATISTA, Flórence Rosana Faganello Gemente

Última alteração: 2017-01-23

Resumo


PROJETO DE EXTENSÃO
INICIAÇÃO INFANTIL EM ATLETISMO NA UFG

Kleyson Sézar dos Santos Batista
Acadêmico de Educação Física
Faculdade de Educação Física e Dança/UFG
kleysonedfisica@hotmail.com

Flórence Rosana Faganello Gemente
Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias/UNESP
Faculdade de Educação Física e Dança/UFG
florencefaganello@gmail.com

Palavras-chave: Atletismo; Iniciação; Extensão

Introdução
O projeto de extensão Iniciação Infantil em Atletismo, iniciou-se no primeiro Semestre de 2016. As aulas são ministradas às quartas e sextas-feiras na Pista de Atletismo da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG) das 17 horas e 30 minutos até 19 horas. Direcionado para crianças de 6 a 12 anos de idade, o projeto atende crianças da comunidade externa e tem uma parceria com um abrigo de crianças.
O projeto é desenvolvido por um monitor, acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física da FEFD, que elabora e desenvolve os planos de ensino e das aulas. Semanalmente ocorre reuniões entre o monitor e a professora coordenadora do projeto para avaliar o desenvolvimento das aulas e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Ao se perceber a ausência de pistas de Atletismo e materiais oficiais de suas provas nas escolas, este projeto propicia às crianças uma oportunidade ímpar no seu desenvolvimento, de conhecer e vivenciar as provas de atletismo e utilizar implementos oficiais em um local oficial.

Objetivos
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados alcançados no projeto de extensão Iniciação Infantil em Atletismo realizado na pista de Atletismo da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD-UFG), o qual tem como objetivos: oportunizar a vivência das diferentes provas do Atletismo; conhecer a pista e os materiais utilizados para as realizações das provas; contribuir para o conhecimento de regras e técnicas das provas; e oportunizar aos acadêmicos a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de diferentes propostas metodológicas a partir das atividades realizadas.

Metodologia
Os planos de aulas são elaborados com embasamento em autores como: Matthiesen (2003), Faganello-Gemente e Souza (2013) e Bozzoli Simohamed e El-Hebil (2011); em materiais disponíveis na internet; além de utilizar de elementos que foram vivenciados pelo monitor seus estudos e práticas na modalidade do Atletismo. Os planos de aula são elaborados para atender todos os alunos, por meio de jogos e brincadeira buscamos desenvolver as habilidades do marchar, correr, saltar, lançar e arremessar, além disso, são realizados exercícios técnicos que envolvem movimentos específicos de cada prova.
Sempre que possível, são desenvolvidas aulas temáticas que são planejadas para comemorar uma data comemorativa, como por exemplo o “Dia do Pescador”, nessa aula as atividades estavam direcionadas às corridas de velocidade, meio fundo e fundo, ao lançamento do dardo e, nesse caso remetiam ao pescador, à pesca com a lança.
Alguns planos de aulas contemplam outras modalidades esportivas para trabalhar elementos das provas do atletismo, como exemplo a aula sobre as Corridas de Revezamento que, através do Rugby trabalhamos elementos essenciais destas provas. Também utilizamos recursos tecnológicos para apresentar as provas de Atletismo e ressaltando a presença feminina no esporte.
Para o desenvolvimento das atividades utilizamos materiais alternativos e os materiais oficiais. Consideramos que a utilização de materiais alternativos proporciona maior facilidade para as crianças realizarem algumas provas, como por exemplo, um aluno de 6 anos de idade arremessar um peso oficial, ou até mesmo lançar um dardo oficial, assim ocorrem adaptações de materiais para a realização de algumas atividades.
A avalição do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos acontece de diferentes formas, sendo elas: o monitor elabora relatórios de campo com as atividades que foram realizadas; observação das atitudes dos alunos durante as atividades; a socialização entre os integrantes do projeto; além de conversa no início e no final aula, com perguntas, como por exemplo “Qual foi a prova que praticaram na última aula?”, “Quais movimentos se assemelham com os realizados na prova do atletismo desenvolvida na aula anterior?”. Assim é possível verificar quais elementos técnicos do Atletismo estão sendo assimilados. A interação dinâmica monitor-aluno e aluno-monitor auxilia na capacidade de assimilar e adaptar-se ao que está sendo criado e o que já no ambiente desta interação.

É no processo ativo que vincula o homem à realidade objetiva que ele desenvolve suas potencialidades e capacidades, apropriando-se do patrimônio humanogenérico e objetivando-se nos seus atos, enfim, que ele conquista a condição de e para ser humano (MARTINS, 2008 p.46).

A partir da citação acima buscamos no projeto Iniciação Infantil em Atletismo desenvolver além das técnicas e regras das diferentes provas do atletismo. No projeto, buscamos trabalhar o respeito entre eles, com o meio ambiente, com os materiais e espaços da FEFD e de como ser um cidadão, porque todo homem é um ser social, histórico e político, como diz Miranda (1999, p.45.):

O homem nunca está pronto e acabado ou estático. Durante toda a vida, ele está sempre se constituindo num processo pelo qual transforma a natureza, as suas condições de vida e, consequentemente cria e recria a si mesmo e a sua espécie.

Assim através do atletismo buscamos oportunizar às crianças o conhecimento do seu corpo e de suas possibilidades e transformar o meio que foi inserido.
Como forma de análise do progresso do monitor foram utilizados de elementos como: trabalhos apresentados sobre o projeto, controle da turma, planos de aula e atividades elaboradas para o ensino das provas do atletismo.

Resultados
Com base em nossas avaliações é possível observar o desenvolvimento, principalmente, das crianças do abrigo que no início do projeto tinham um relacionamento conturbado com os demais alunos. Assim, foi necessário estabelecer acordos e realizar práticas que contribuíram para a aproximação das crianças e do monitor.
Com os avanços relacionados à conversa excessiva dos alunos, ao respeito, foi possível observar o desenvolvimento de habilidades esportivas e destreza nas crianças participantes do projeto. Esses avanços auxiliaram para o desenvolvimento das habilidades esportivas e destreza que para Barbanti (1990) são “graus exponenciais da coordenação motora ”, principalmente pelo monitor conseguir um tempo maior para as crianças praticarem os movimentos, porque proporcionou um dinamismo às atividades e uma compreensão melhor de sua proposta, isto é, o monitor conseguir principalmente melhoras para as explicações das atividades. Com mais momentos de práticas as crianças obtiveram um progresso das técnicas de cada prova do Atletismo.
Com as Olimpíadas percorrendo a mídia, vários alunos despertaram o interesse em assistir as provas do Atletismo, tendo em vista que souberam identifica-las e trouxeram algumas dúvidas a respeito das provas assistidas.
A participação no projeto de extensão tem proporcionado ao monitor um conhecimento mais aprofundado relacionado ao Atletismo; melhor planejamento e desenvolvimento das aulas; melhor comunicação e relacionamento com as crianças. Além disso a monitoria tem proporcionado a participação em eventos acadêmicos, a elaboração e apresentação de trabalhos nesses eventos.

Considerações finais
Nota-se a importância deste projeto de extensão universitária para a formação acadêmica, para formação do indivíduo e para formação social, tanto para o monitor responsável quanto para as crianças participantes.
Com este projeto foi possível notar que, com uso de matérias alternativos pode-se ensinar o atletismo em qualquer lugar, tendo apenas a presença de um professor de Educação Física com curiosidade e intensões sobre o Atletismo, isto é, buscar informações em livros, sites e pessoas que já trabalharam o Atletismo.

Referencias
BARBANTI, V. J. Teoria e prática do treinamento desportivo. 5° Reimpressão, São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda. 1990.

BOZZOLI, Charles; SIMOHAMED, Jamel e EL-HEBIL, Abdel Malek. Miniatltismo - Inicição ao esporte, Guia prático de Atletismo para Crianças, 2° Edição IAAF (revisada e alterada), 1° Edição Nacional; Tradução PIRES, Alda Martins e FERST, Nilton Cesar, 2011.

MARTINS, Lígia Márcia et al. Sociedade, Educação e Subjetividade: Reflexões Temáticas à Luz da Psicologia Sócio-Histórica, Introdução aos Fundamentos Epistemológicos da Piscologia Sócio-Hitporica; São Paulo; Cultura Acadêmica; Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2008.

MATTHIESEN, S. Q. et al; Atletismo se aprende na Escola, 2° edição (revisada e atualizada), Jundiaí, SP, EDITORA FONTURA, 2009.

GEMENTE, F. R. F. e SOUZA, N. P. Capitulo 2 Pesquisa e Ensino em Atletismo. In SILVA, A. M., et al. Licenciatura em Educação Física, Volume 3 Goiâna: UFG, 2013.

MIRANDA, Marília Couvea de. Psicologia do desenvolvimento: O Estudo da Construção do Homem como Ser Individual, Educativa, Goiânia, V.2, p. 45-62, jan./dez. 1999.