Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, I Encontro de Políticas Públicas, Esporte e Lazer e II Jornada Rede Cedes Goiás.

Tamanho da fonte: 
ÁGUAS DE MENINO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL
Katiane Santos costa, Renata Lima

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


ÁGUAS DE MENINO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL

COSTA, Katiane dos Santos (Faculdade de Educação Física e Dança/UFG; katianesantosc@gmail.com); SILVA; Renata de Lima (Faculdade de Educação Física e Dança/UFG; renatazabele@gmail.com)

Palavras-chave: Educação não formal; Capoeira; Corpo.


Introdução

No presente estudo apresentamos o projeto de extensão Águas de Menino, da Faculdade de Educação Física e Dança-UFG.
Desloca-se do meio Universitário para ocupar um “fundo de quintal”, sugerindo um modo informal de trabalho partindo do entendimento de que a educação acontece em diferentes espaços, como uma possibilidade de promover formação pessoal e social.
O Águas de Menino é uma proposta de capoeira angola para crianças de 04 a 12 anos contando com a participação dos pais e a inclusão de conhecimentos de um bolsista do curso de bacharelado em Educação Física e professores da rede básica e do ensino superior em um processo de trocas de experiências.
Sentados no chão em roda, sem o ambiente tradicional de uma sala de aula, as crianças gingando, rindo e pulando, nos dão a possibilidade de refletir sobre uma educação para as relações étnico-raciais através do corpo.

Metodologia

Os encontros do projeto acontecem duas vezes na semana e tem se configurado como espaço de aprendizado, convivências e trocas com produção de conhecimento e manutenção dos saberes tradicionais afro-brasileiros através da prática da capoeira.

Conclusão

O Águas de Menino é uma perspectiva de educação não formal e alternativa que investiga e aplica didáticas inovadores em que os processos de ensinar e de aprender estão intimamente relacionados com os sentidos e percepções, com o corpo em sua forma ativa, criativa e sensível.

Referências Bibliográficas

MOZZINI, Camila; FERRAZ, Wagner (Org.) Estudos do Corpo: Encontros com Artes e educação. Porto Alegre: INDEPIN, 2013.
LIMA, Marlini Dorneles; Silva, Renata de Lima. Corpopular: A Escola Entre Giros, Palmas E Sorrisos. Disponível em: Acesso em: 30 set.de 2015.
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers, Capoeira Angola: Cultura Popular Jogo dos Saberes na Roda, Campinas, 2004.