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AÇÕES AFIRMATIVAS E INCLUSÃO SUSTENTÁVEL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
CRISTINA BORGES OLIVEIRA

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


O trabalho apresenta pesquisa de doutorado que tematizou a política de ações afirmativas para estudantes com limitações por deficiência na educação superior problematizando os fatores que dão sustentabilidade, aperfeiçoam ou dificultam o acesso, a acessibilidade e a permanência destes sujeitos neste nível educacional. Valendo-se de fontes bibliográficas, documentais e orais foi desenvolvida uma abordagem qualitativa que objetivou apresentar elementos de referência para a construção de protocolos de sustentabilidade para a inclusão destes estudantes na educação superior; discutir as bases sobre as quais se assentam o direito à reserva de vaga na universidade; investigar os fatores facilitadores e dificultadores para o acesso e a permanência dos sujeitos em tela ao longo do processo de formação. O cenário de investigação: a Universidade do Estado de Rio de Janeiro (UERJ/Maracanã). Os sujeitos: estudantes com limitações por deficiência ingressantes através da reserva de 5% das vagas (vestibulares 2004/2005). O percurso metodológico: Entrevista de aproximação, construção de roteiro para entrevista semi-estruturada e recolhimento de narrativas destes estudantes sobre suas experiências universitárias. Para interpretar as informações, utilizou-se a Análise Hermenêutica. Privilegiou-se a narrativa como prática de linguagem que oportunizou abordar textos científicos, documentos e depoimentos como resultado de processos derivados de múltiplas determinações e significados específicos expressos em linguagens.