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Cultura Corporal e Escola de Tempo Integral
Fernando Medeiros Mendonça

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos das concepções e práticas pedagógicas envolvendo o universo da cultura corporal nos tempos e espaços da escola de tempo integral na Rede Municipal de Ensino de Goiânia, tendo como base empírica uma escola-campo dessa rede. A metodologia empregada foi a da pesquisa-ação, englobando como instrumentos de pesquisa a observação participante do tipo livre, a análise documental dos PPPs da escola e da legislação referente a jornada escolar ampliada, a entrevista semiestruturada e a metodologia do seminário como espaço de problematização e instrumentalização sobre problemáticas da escola e da educação física. Os resultados apontaram para a identificação de 3 categorias de sentidos da cultura corporal na escola em que ela é entendida como acessório, prêmio ou conhecimento, num contexto de escola de tempo integral que hegemonicamente secundariza a função clássica da escola com a inserção de novas tarefas a instituição escolar por meio de políticas de assistência social travestidas de políticas educacionais. Conclui-se que, pela via da resistência, considerando os limites, o projeto de escola de tempo integral da RMEG apresenta avanços com a implementação do professor de tempo integral, com a exigência de formação pedagógica para atuação nas atividades específicas e com a integração espacial, temporal e curricular destas atividades que podem, enquanto possibilidade, reafirmar o sentido da cultura corporal como um conhecimento, uma objetivação cultural, que se alia a função central da escola e atende as necessidades concretas dos alunos ao ser socializado, justificando sua relevância social.